terça-feira, 25 de junho de 2024

Aumentai a porta estreita


3ª feira – XII semana comum

Por que o Senhor afirma que a porta é estreita e que muitos tentarão e não conseguirão? 

Será que Deus nos preparou uma armadilha?

A porta é estreita porque nos tornamos grandes demais, autossuficientes demais, prepotentes demais, demasiadamente cheios de nós mesmos, inchados!

A porta é estreita porque os nossos defeitos são largos…

Portanto, há um combate a ser travado em nós, para nos adequarmos ao Reino de Deus. 

O Reino é para os pequenos, e nos tornamos gigantes pelo orgulho, pela soberba e pela autossuficiência. 

O Reino é para as crianças, e nos tornamos adultos no sentido da desconfiança, do cinismo, do cálculo segundo a carne!


Quando Miguel de Unamuno morreu, encontraram na sua mesa de trabalho estes versos:

"Aumenta a porta, meu Pai, para que eu possa passar!

Tu a fizeste para as crianças e eu cresci, a meu pesar!

Se não aumentas a porta, diminui-me, por piedade!

Faz-me voltar à idade em que viver era sonhar!".

 

É isso mesmo. Voltar a ser criança, a ser pobre, a ser confiante, pequeno, diante do Senhor!

Deixar que o Senhor reine em nós, que o seu reino nos invada!

Mas parece difícil porque crescemos, queremos nós mesmos controlar a nossa vida, decidir de modo autónomo, sem Deus, os nossos passos!

Seguindo a nossa lógica, os nossos instintos, as nossas paixões, não entraremos nessa porta do Reino de Deus.

Não entrará no Reino quem primeiro não deixar o Reino entrar em si, no seu coração e na sua vida! (Cf. D. Henrique Soares da Costa)

 

Ver também:

Procurar a porta estreita

A porta estreita é a cruz

A porta continua estreita

Porta humilde e estreita

Porta elegante e fina

Caminho apertado

A porta da Cruz

As aparências enganam

Porta estreita e baixa

Porta estreita

 

Sem comentários: