sábado, 31 de dezembro de 2022

Fechando mais um ano


Último dia do ano – dia de ação de graças

 

Te Deum, o hino de ação de graças existe há mais de 1600 anos!

A Igreja tem uma oração específica de ação de graças que costuma ser solenemente entoada ao término de cada ano.  

O hino “Te Deum laudamus”, que, em latim, quer dizer “Nós Vos louvamos, ó Deus”. O seu nome vem da sua primeira frase, também é abreviado como “Te Deum”.

Ele faz parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e a sua autoria é atribuída a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho, por ocasião do batismo deste último pelo primeiro, em 387, na catedral de Milão. Algumas correntes, no entanto, o atribuem a Santo Hilário ou, mais recentemente, ao bispo Nicetas de Remesiana.

Tradicionalmente é cantado em eventos solenes como agradecimento por todas as bênçãos recebidas.

ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇA

Senhor, ao terminar este ano 2022, aqui estamos para Te bendizer e louvar por todas as maravilhas que realizas entre nós e para Te agradecer de todo o coração!

Obrigado, Senhor, pelo dom da Vida. Apesar da Pandemia, aqui estamos ainda com mais fé e esperança. Obrigado pela saúde, pelas vacinas e por quantos nos ajudam nestes momentos de dificuldade. Obrigado pelo serviço de Saúde, pelas forças de segurança e proteção civil, pelos nossos governantes a nível de freguesia, de Concelho, da Região Autónoma, do Estado Português e da União Europeia ou a nível mundial.

Obrigado, Senhor, pelo trabalho que nos concedeste, para podermos ganhar o pão de cada dia que, alimentando o corpo, lhe dá vigor e forças para continuarmos a servir-Te de todo o Coração! Obrigado pelas condições de vida que nos destes, pelo bem-estar, pelos meios de comunicação social e redes sociais que nos ajudam a interagir uns com os outros.

Obrigado, Senhor, pela Eucaristia, Pão do Céu e pelo Pão da Palavra, que alimentam as nossas vidas, para que assim fortalecidos possamos continuar esta caminhada de eternidade! Todos aqueles que participam na celebração dominical ou diária te agradecem esta força que vem do alto.

Obrigado, Senhor, pelo dom maravilhoso e extraordinário da Paz, interior e exterior: esta paz que nos dá a possibilidade de Te servir e louvar em liberdade, sem pressões motivadas pelo ódio apesar da guerra bem perto de nós e dos conflitos nalguns países.

Senhor, aqui está a Comunidade Paroquial do Cabouco comunidade consagrada à Vossa e nossa Mãe, Nossa Senhora da Misericórdia, com todas as suas dificuldades e esperanças. Pedimos a Tua Ajuda e Proteção para todos os paroquianos, presentes ou ausentes, amigos e benfeitores, de modo particular por todos os que contribuem para o Culto, oferecem azeite para o Santíssimo, as hóstias e o vinho para a celebração, as flores para os altares e tantas outras dádivas. Nós Te agradecemos a graça de pertencermos à Igreja Universal, a bênção do Santo Padre o Papa Francisco, que nos deste como pastor segundo o teu coração, a nossa Diocese com o novo bispo que nos destes e todos os seus sacerdotes. Obrigado pela Caminhada Sinodal a nível da Igreja universal que continua a mobilizar a nossa comunhão, participação e missão. Obrigado, Senhor, pelos que diariamente rezam o Terço nesta igreja ou nas suas casas e semanalmente fazem a adoração do Santíssimo Sacramento e mensalmente consagram as suas famílias ao Teu Sagrado Coração.

Todas as Mães e todos os Pais da nossa Comunidade Te agradecem a saúde, a alegria e o bem-estar dos seus lares; todas as crianças, as da nossa catequese, as da Creche e Jardim de Infância O Ninho ou das nossas escolas, Te agradecem o carinho que sempre lhes manifestas e pedem a Tua Bênção e proteção para os seus pais e irmãos.

Os nossos jovens, Guiados por Jesus, vêm dizer Obrigado pela força da sua juventude e pedem que sejas sempre o seu Caminho, na sua preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Os nossos idosos, aqueles que se encontram no ocaso da sua vida, agradecem a longa vida que lhes deste e que sejas sempre o seu amparo até à última hora.

Nós te agradecemos a dedicação do Conselho Pastoral, da Comissão de Festas e dos Assuntos Económicos. Te louvamos pelo empenho dos nossos Escuteiros, dos nossos irmãos Romeiros, dos Cursilhistas; pelo exercício da caridade do Núcleo Paroquial da Cáritas; pelo zelo dos Leitores, dos irmãos de O Caminho Neo-catecumenal, dos educadores, professores, catequistas e pelo serviço e dedicação do Grupo Missionário. Louvado sejas pelo serviço dos Acólitos, dos Ministros Extraordinários da Comunhão, dos que zelam, enfeitam e preparam esta nossa igreja.  Obrigado, Senhor pela Legião de Maria, pelos Impérios do Divino Espírito Santo, seus mordomos e colaboradores. Juntamente com os grupos corais Sénior e infantojuvenil Pedrinhas de Sal, todos agradecem e cantam os Teus louvores.

Os nossos doentes, Senhor, agradecem a coragem que lhes concedeste para poderem abraçar e levar a sua cruz, aquela cruz da doença que os torna parecidos Contigo. Muitos deles desejariam estar aqui, neste momento de Ação de Graças, mas na impossibilidade de estarem presentes Te enviam, lá do seu leito de dor, o seu coração agradecido!

Agradecemos, Senhor, todos os dons e maravilhas que nos concedeste: os 22 batismos deste ano na nossa paróquia, os 3 casamentos, as 22 Primeiras Comunhões, as 28 Profissões de Fé e os 9 jovens que se prepararam para receber oportunamente o sacramento do Crisma.

Agradecemos ainda o dom da vida dos nossos 12 irmãos que durante este ano partiram para a eternidade. Obrigado por eles rezarem connosco e por nós, na tua Paz, Senhor.

Aceita, Senhor, o agradecimento e o louvor de todos nós que aqui estamos e de todos aqueles que trazemos no nosso coração.

 

Estes são os nossos agradecimentos eclesiais, comunitários ou coletivos.

Agora cada um, em silêncio, no íntimo do seu coração, pode continuar a louvar a Deus, fazendo os seus agradecimentos a nível familiar, individual ou pessoal…

 

Por tudo isto te dizemos, TE DEUM, A TI Ó DEUS, nós Te louvamos, nós te bendizemos e te agradecemos… cantando com alegria e gratidão!


Ver também:

Do velho ao novo

Sem comentários: