domingo, 11 de dezembro de 2022

Dia da rosa e da alegria


Ano A – III domingo do advento

A liturgia consagra este dia à alegria e à cor rosa

É o domingo do Gaudete que pode ser celebrado com paramentos de cor rosa.

Para além de ser o domingo da alegria passou a ser o domingo rosa ou da rosa porque antigamente o Papa abençoava as rosas (de ouro) que no Natal oferecia aos príncipes como gratidão por defenderem a igreja.

 

Alegria

Não basta ir em frente (cor verde), não basta ir preparados e prevenidos (cor amarela) é preciso ir com alegria (cor rosa). Assim se sucedem as velas e as cores da Coroa do Advento.

Mas afinal, qual é a cor da alegria?

A alegria não tem cor. A alegria é que é a cor para pintar todas as situações.

Quem faz com alegria aquilo que faz torna-se feliz, fica satisfeito e não se cansa tanto.

Pintemos todos os momentos da nossa vida com a alegria e tudo será melhor.

 

Rosa

Ela dá-nos 3 lições:

Lição de alegria – A rosa é a rainha do jardim. Ela embeleza, enfeita. Ela é a alegria do canteiro e da casa. Aprendamos com ela a embelezar, a encher de alegria o lugar onde Deus nos plantou.

Lição de caridade – O seu perfume é como a caridade silenciosa, pois o barulho não faz bem e o bem não faz barulho. A rosa partilha e contagia o seu aroma sem dizer nada. Além disso fica sempre um pouco de perfume nas mãos que partilham rosas, nas mãos que sabem ser caridosas.

Lição de sacrifício – As rosas têm espinhos para nos lembrar que todas as coisas belas têm espinhos e que os espinhos podem ter flores. Esses espinhos servem para termos mais cuidado ao lidar com as rosas, maior defesa e proteção. Os espinhos das rosas ensinam-nos a partilhar os nossos sacrifícios.

 

À margem:

João Baptista mandou fazer uma pergunta a Jesus.

Jesus respondeu, mas não tanto com palavras. Respondeu através de ações, de gestos ou atos: Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem e os mortos ressuscitam. Jesus testemunha a sua identidade como Messias não tanto através de palavras, mas acima de tudo com obras.

Aprendamos também a testemunhar que somos filhos de Deus, cristãos e batizados, não apenas através de palavras, mas acima de tudo com gestos concretos, com a vida toda.

 

Ver também:

Esperando com alegria

 

Sem comentários: