domingo, 25 de dezembro de 2022

Reflexão em dia de Natal


Solenidade do Natal do Senhor

As flores transformaram-se em estrelas

As estrelas transformaram-se em flores.

Para nos lembrar que o céu desceu até à terra

E a terra transformou-se em céu, habitação de Deus

         Jesus não veio por turismo, mas veio para ficar.

         Natal é o encontro de Deus com os homens

         Encontro do céu com a terra

         Encontro dos homens todos como irmãos

 

Celebramos não o dia, mas o mistério

Celebramos o Mistério de Deus entre nós. 

Ele nos dá 3 lições

Uma lição de Amor – Deus que tem um coração humano para que o coração humano seja como o coração de Deus.

Se Jesus nasceu numa gruta não foi apenas porque não havia lugar para ele na hospedaria. É porque uma hospedaria sem amor é um inferno, e um estábulo com amor é um paraíso.

Pensemos no que Deus nos deu e no que lhe podemos dar.

Natal é o tempo para pensar no amor que Deus nos dá, e para pensar no amor que lhe podemos dar. E com amor podemos transformar um estábulo em paraíso, um deserto em jardim, uma pedra em fonte de água.

Uma lição de Humildade – Tudo é humilde no presépio porque Jesus assumiu a nossa humildade para sermos humildes como ele (Jesus manso e humildade de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso, humilde como o vosso)

Celebremos então com humildade este Natal, com presentes mais humildes, com roupas mais humildes, com a mesa mais humilde, porque o Natal para ser verdadeiro tem de ser humilde e simples. Tudo o que restar pertencerá aos mais pobres, aos necessitados.

(Papa Francisco disse: Façamos um natal mais humilde, com presentes mais humildes e o que pouparmos entreguemos aos pobres ou enviemos para a Ucrânia.

Uma lição de Paz – A guerra na Ucrânia começou faz hoje 10 meses. São mais de 300 dias de conflito. Os anjos cantam de há 2022 anos a esta parte a Paz na terra… Mas ela tarda. Porquê? Porque os anjos desafinam, Porque Deus não cumpre com as suas promessas? Nós dizemos que os tempos são de guerra, que os tempos são maus, são pesados, estes tempos são difíceis, de pandemia, de pobreza, de guerra. E pedimos que Deus mude estes tempos, pois foi para isso que Jesus nasceu. Não é Deus que deve mudar, mas nós é que devemos mudar.

Vivamos melhor e mudaremos os tempos. Mudemos de vida e mudaremos estes tempos.

A única maneira de mudar estes tempos difíceis é vivermos mais dignamente, fazendo transbordar a paz do nosso coração.

 

Vivamos este natal com humildade, com amor e na paz do nosso coração, porque será sinal que Deus está de facto entre nós, que ele é o Emanuel, o Deus connosco.

 

Sem comentários: