terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Desceu para nos fazer subir


Novena do advento – 20 de dezembro

No mistério da Encarnação podemos observar dois movimentos:

- Um descendente

- Outro ascendente

 

Movimento descendente

Naquele tempo o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré… Tendo entrado onde ela estava disse: Ave, Maria cheia de graça, o Senhor está contigo.

Como uma câmara cinematográfica nós acompanhamos a descida do grandioso ao mais pequeno, do geral para o particular, do céu para a terra no mais simples.

É Deus, grandioso e todo poderoso, que desce a uma humilde casa, ao coração de uma humilde mulher, desconhecida, perdida naquele território dominado pelas forças romanas.

É Deus que desce e se faz humilde com os humildes.

Maria disse então:

Eis a humilde serva do Senhor, faça-se segundo a tua palavra.

Deus fez-se do tamanho de Maria ou Maria fez-se do tamanho de Deus na sua humildade.

 

Movimento ascendente

Na página seguinte do evangelho, a próxima palavra de Maria, aponta o segundo movimento.

Maria disse então: A minha alma engrandece a Deus meu Salvador… Deus exaltou os humildes.

O pequeno ou humilde torna-se grande aos olhos de Deus.

Deus fez-se humilde e pequeno, do nosso tamanho, para que nós possamos crescer com Ele.

Diante de Deus todos somos pequenos, mas Ele faz-nos crescer, elevar, transcender.

 

Ilustração:

Os alunos mais novos do Colégio foram, na primeira semana de aulas à capela. Mal chegaram, sentaram-se e ficaram à espera que eu lhes dissesse qualquer coisa. Sem proferir palavra, aproximei-me do Sacrário e ajoelhei-me. Mais tarde dirigi-lhes a palavra:

- Vocês repararam que, quando eu entrei na capela, não fui logo sentar-me. Quem é capaz de dizer porque é que fui ajoelhar-me ali à frente?

As respostas surgiram espontâneas: porque eu era padre e devia fazer isso, ou porque Jesus estava lá, ou porque fiquei a pensar sozinho no que lhes ia falar ou outras coisas parecidas.

Respondi-lhes que não era bem isso. Então, qual seria o verdadeiro motivo?

- Já sei. O Senhor Padre ajoelhou-se para se fazer pequenino.

Eu esperava que me respondessem que tinha sido para rezar à frente de Jesus e, afinal, apanhei aquela. De facto, a oração faz-nos pequeninos diante de Deus. Ajoelhar-se é, precisamente, a exteriorização dessa atitude. A partir desse dia, passei a ajoelhar-me com mais devoção.

 

Celebrar o Mistério da Encarnação e Nascimento de Jesus é celebrar este duplo movimento, é ajoelhar-se com Deus para nos elevarmos com Ele.

Deus fez-se pequenino para que pudéssemos crescer com Ele.

Quando ajoelhamos diante Dele, podemos recordar esse mistério da Encarnação.

De facto, quando rezamos o Credo, fazemos ima inclinação ou uma genuflexão às palavras: Encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem…

"Deus digna-se ser como nós. Digna-se fazer connosco um só corpo, para podermos fazer com Ele um só espírito. Deus faz-se semelhante ao homem, por amor do homem, para que o homem possa tornar-se semelhante a Deus" (CF. S. Máximo, Confessor).

 

Ver também:

A resposta de Maria

O anjo retirou-se

Deus conta contigo

Humildade

 

Sem comentários: