domingo, 24 de outubro de 2021

De cego a discípulo


Ano B – XXX domingo comum

Leitura explicativa do episódio do Evangelho de hoje

 

- Bartimeu é cego – não vê, não sabe o que quer ou o que pode ser nem para onde vai

- Está sentado – acomodado, instalado ou conformado com a sua situação

- Pedindo esmola – dependência dos outros, sem futuro próprio

- Jesus passa – desperta no cego a consciência da sua situação de miséria, de dependência e de escravidão

- O cego chama por Jesus – a proximidade de Jesus desperta vontade de ficar próximo dele.

- Muitos repreenderam e queriam fazê-lo calar – são as resistências do nosso ambiente, os obstáculos e a incompreensão de quem nos rodeia, de quem só pensa em si

- Ele gritava cada vez mais – o cego chamava para ser chamado, pois era uma maneira de dizer estou aqui…

- Jesus parou e mandou-o chamar – tal como chamou os apóstolos na praia, junto à banca de Levi ou junto ao sicómoro de Zaqueu

- Coragem ele chama por ti – os mediadores também mudaram de atitude e mostram então o seu apoio

- O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus – desfez-se do pouco que tinha para ir ter com Jesus, tal como os discípulos deixaram o barco, é um corte radical para começar uma vida nova

- Deu um salto e foi ter com Jesus – ergueu-se, pôs-se de pé, recuperou a dignidade para caminhar

- Que queres que Eu te faça – é a mesma pergunta que fez a Tiago e João que queriam sentar-se ao lado de Jesus. O cego, porém, estava cansado de estar sentado e queria ver e andar

- Mestre, que eu veja – Tu queres o que eu quero para que eu queira o que Tu queres

- A tua fé te salvou – a fé é que nos faz ver, mudar e seguir em frente numa vida nova

- E seguiu Jesus pelo caminho – fez-se discípulo de Jesus

 

Conclusão:

O cego Bartimeu que se encontrava a mendigar, sentado à beira do caminho representava, inicialmente, os pecadores que viviam longe de Deus e à margem da salvação. Jesus veio chamá-los e fazer deles seus discípulos. Bartimeu é agora o espelho do que acontece com os discípulos de Jesus.

 

Ver também:

Bartimeu

Abrir os olhos

 

Sem comentários: