domingo, 25 de abril de 2021

Apazcentar


Ano B – IV domingo de Páscoa

 APAZCENTAR

Cristo é o Bom Pastor porque dá a vida, dá a paz às suas ovelhas

No grego original, pastor dizia-se POIMEN. É aquele que apascenta. Apascentar significa conduzir a paz ou a pastos. É aquele que alimenta e protege as ovelhas (conduzir ou conservar a paz)

O trabalho para casa da aula de Educação Moral e Religiosa Católica tinha sido aprender de cor o salmo 22, O Senhor é meu pastor.

Na aula seguinte alguns voluntários prontificaram-se a declamar ou rezar o salmo estudado. Cada um com mais ou menos à vontade, com gestos ou com entusiasmo foi mostrando o seu esforço.

Por fim alguém, ao ser interrogado, pôs-se de pé, cabeça baixa, a olhar para o chão e com voz humilde declama:

- O Senhor é meu pastor…

E ficou calado… Depois repete a frase e cala-se de novo. Até que conclui:

- O Senhor é meu pastor… E é tudo o que eu sei.

Então eu disse.

- Tudo o que sabes é que o Senhor é teu pastor, e tens razão porque sabendo isso sabes tudo. Parabéns.

E todos os colegas deram uma salva de palmas à humildade, sinceridade e sabedoria do seu colega.

Saber que o Senhor é meu pastor, é tudo o que posso saber, e por isso é saber tudo.

 

À margem

Eu gosto de todos os salmos.

Mas há salmos de gosto mais.

E há outros que gosto ainda mais.

Este salmo 22 está neste último grupo.

Gosto pela verdade, pela humildade, pela confiança, pela sua origem, pelo seu ambiente, por tudo. 

Mas gosto sobretudo porque foi escrito por David, isto é, por um pastor que virou ovelha.

De facto, David foi pastor na sua juventude, foi o seu primeiro ofício, ou o seu primeiro amor. Ele sabia bem o que era ser bom pastor. Por isso projetou em Deusa sua feliz experiência: O Senhor é meu pastor.

Aliás se David passou de pastor a ovelha do Senhor, o mesmo se passou com Jesus. Depois de se apresentar como Bom Pastor, apresentou-se como cordeiro, como vítima pascal.

 

Ver também:

Pastor dos pastores

O belo pastor

Pastor et Pater

O meu Pastor é o Senhor

Toda a vida fui pastor

Os pés do Bom Pastor

Pequeno grande Pastor

Conhecer o pastor

Pastor, porta e cordeiro

No meio do povo

Onde está o Pastor

A cruz do Bom Pastor

Aprendendo a ser pastor

O meu Pastor

Ser pastor

Salmo 22

Aos ombros do Bom Pastor

David era pastor

Boas ovelhas

Telepastor

 

Sem comentários: