terça-feira, 30 de janeiro de 2018

No meio do povo

3ª feira – IV semana comum

Meditação sobre o evangelho de hoje partilhada esta manhã pelo Papa Francisco:

As atitudes do verdadeiro pastor são aquelas com as quais Jesus acompanhou o Seu povo: proximidade e ternura concretas, sem rigidez nem julgamento.
As páginas do Evangelho de Marcos narram dois episódios de cura a serem mais contemplados do que refletidos, porque indicam como era um dia na vida de Jesus, modelo de como deveria ser também a vida dos pastores, bispos ou sacerdotes:
Caminhar, estar no meio do povo, ocupar-se dele.
Jesus não abre um escritório de aconselhamento espiritual com um cartaz 'O profeta recebe segunda, quarta e sexta-feira, das 3 às 6. A entrada custa tanto ou, se quiserem, podem deixar uma oferta'. Não. Jesus não faz assim. Jesus tampouco abriu um consultório médico com o cartaz ‘Os doentes devem vir tal dia, tal dia, tal dia e serão curados’. Jesus atira-se para o meio do povo.
E esta é a figura de pastor que Jesus nos dá – ir ao encontro das dificuldades com ternura .
Proximidade e ternura dos pastores é uma graça a ser pedida ao Senhor.
Hoje poderemos rezar na Missa pelos nossos pastores, para que o Senhor lhes dê esta graça de caminhar com o povo, estar presente em meio do povo com tanta ternura, com tanta proximidade. E quando o povo encontra o seu pastor, tem aquele sentimento especial que somente se pode sentir na presença de Deus – e assim termina a passagem do Evangelho – “E todos ficaram admirados”. A admiração de sentir a proximidade e a ternura de Deus no seu pastor.



Sem comentários: