sexta-feira, 31 de maio de 2019

A primeira missionária


Festa da Visitação de Nossa Senhora.



















Neste ano missionário, o mistério da Visitação de Nossa Senhora tem uma atualidade especial:

- Ser missionário é trazer Deus no seu coração e fazê-lo passar para os outros também. Quem tem Deus tem de ser missionário e quem é missionário tem Deus no seu coração.

- Ser missionário é levar Deus aos outros.
Maria foi a primeira Cristófora, a primeira a levar Deus, neste caso no seu seio virginal, aos outros. Todo o missionário é cristóforo e todo o cristóforo é missionário.

- Ser missionário é sair da sua casa, sem deixar de sair da sua família.
Maria foi apressadamente a casa da sua prima Isabel.
A missão, tal como se diz da educação, começa sempre por casa, pela família. Ser missionário é viver em família, é levar os outros até Deus.

- Ser missionário é louvar a Deus.
Maria disse: A minha alma engrandece o Senhor.
Ser missionário é partilhar os louvores de Deus, é despertar novos cânticos de louvor.

- Ser missionário é partilhar a alegria.
A própria alegria é missionária, contagia os outros.

- Ser missionário é ser Arca da Aliança, como Maria.








Arca da Aliança

A Arca da Antiga Aliança - A Arca levava a Palavra de Deus (Dt 10,1-5).
A Arca da Nova Aliança – Maria levava Jesus, Palavra feita carne (Jo 1, 14).

A Arca da Antiga Aliança – David disse: Quem sou eu para que a Arca do meu Senhor venha até mim (2 Sm 6,9).
A Arca da Nova Aliança – Isabel disse: Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor (Lc 1,43).

A Arca da Antiga Aliança – Quando a Arca regressou David saltava e dançava diante do Senhor (2 Sm 6,14-15).
A Arca da Nova Aliança – Quando Maria visitou Isabel o menino saltou de alegria no seio materno (Lc 1, 38).

A Arca da Antiga Aliança – A Arca de Deus permaneceu três meses na casa de Obededom e Deus abençoou a sua família (1 Cr 13,14).
A Arca da Nova Aliança – Maria permaneceu três meses em casa de Isabel… (Lc 1,56)

A Arca da Aliança figura de Maria – Depois abriu-se no céu o santuário de Deus e apareceu a Arca da aliança… Depois apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher revestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na sua cabeça. Estava grávida… (Ap 11,19-12,2).


Ver também:



Sem comentários: