quarta-feira, 15 de maio de 2019

Salvar sim, condenar não


4ª feira – IV semana da Páscoa

Ninguém gosta de ser condenado
Deus não gosta de condenar ninguém

Eu não vim para julgar o mundo, mas para o salvar…
Deus não gosta de condenar mas sim de salvar, e por isso é paciente com os maus para que eles se tornem bons.         

Pecado oculto de uma santa
Santa Catarina de Sena foi certa vez confrontada por Deus a respeito de um pecado oculto que ela tinha: o pecado de julgar as pessoas. Ela costumava pensar que tinha um dom para ler a natureza humana e notar as falhas alheias, especialmente as dos sacerdotes. Mas, um dia, Deus mostrou-lhe que as intuições que ela estava a receber sobre as fraquezas dos outros não vinham de Deus, mas do diabo. Ela passou a ver aquela conduta, então, como uma armadilha do demónio.
O diabo nos permite ver as faltas uns dos outros a fim de que, ao invés de ajudar, nós comecemos a julgar as almas alheias e condená-las. Catarina admitiu isso ao Senhor, dizendo-lhe:
Vós me destes remédio contra uma doença escondida que eu não havia reconhecido, ensinando-me que não posso jamais sair em julgamento de qualquer pessoa. Pois eu, cega e debilitada como me encontrava por essa doença, frequentemente julgava os outros sob o pretexto de estar trabalhando para vossa glória e a salvação alheia.

Ver também para este dia:




Sem comentários: