terça-feira, 28 de maio de 2019

Terço (71)


O palco do terço
ou o terço no palco

1.º Mistério – A anunciação do Anjo a Nossa Senhora

Narrador:
- Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o Anjo disse-lhe.
Anjo:
- Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.
Narrador:
- Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o Anjo.
Anjo:
- Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás de dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo.
Maria:
- Como será isso, se eu não conheço homem?
Anjo:
- O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra.
Maria:
- Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.

2.º Mistério – A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

Narrador:
- Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do espírito Santo. Isabel erguendo a voz disse.
Isabel:
- Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.
Maria:
- A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome.

3.º Mistério – O nascimento de Jesus em Belém

Narrador:
- José subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito. O Anjo do Senhor apareceu e a glória do Senhor refulgiu:
Anjo:
- Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado.
Narrador:
- Os pastores foram adorar o menino. Quanto a Maria, conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.

4.º Mistério – A apresentação do Menino Jesus no Templo

Narrador:
- Quando se cumpriu o tempo da purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. Quando trouxeram o Menino, tomou-o nos braços dizendo:
Simeão:
- Agora, Senhor, segundo a tua palavra deixarás ir em paz o teu servo porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos. Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo. E tu, Maria, uma espada trespassará a tua alma.
Narrador:
- Depois regressaram a Nazaré. Entretanto o Menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

5.º Mistério – O encontro do Menino Jesus no Templo entre os Doutores

Narrador:
- Quando o Menino chegou aos doze anos, subiram até Jerusalém. De regresso a casa, o Menino ficou em Jerusalém sem que os pais o soubessem. Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam admirados com a sua inteligência e as suas respostas. Sua mãe disse-lhe:
Maria:
- Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura.
Jesus:
- Por que me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?
Narrador:
- Voltou com os pais para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos Homens.

 


Sem comentários: