domingo, 25 de agosto de 2024

Também quereis ir embora?


Ano B – XXI domingo comum

NAQUELE TEMPO

Motivos para alguns abandonarem a comunidade de Jesus:

- Palavras duras

- Dificuldades de entendimento

- Escândalos

Por isso muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Jesus.

 

Então Jesus perguntou aos doze:

- Também vós quereis ir embora?

 

Motivos para ficar com Jesus, apresentados por Pedro:

- Para quem iremos, Senhor

- Só tu tens palavras de vida eterna.

- Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus.

 

NO NOSSO TEMPO
E hoje que se passa?

Também muitos abandonam a comunidade, muitas vezes sem motivos aparentes, outros nem se interrogam.

Hoje, qual o principal motivo para alguns abandonarem a comunidade de Jesus?

- Porque ela está cheia de hipócritas.

Então podemos responder:

De facto, a igreja está cheia de hipócritas, mas se alguém quiser ainda podemos arranjar um lugar para mais um.

 

Motivos para continuar a fazer parte desta igreja de Jesus:

- A igreja é a casa de todos, casa de santos e de pecadores. É por isso que é a minha casa e não vou abandoná-la.

- Eu é que preciso da igreja, apesar de algumas vezes achar que a igreja não precisa de mim. Só na igreja eu posso encontrar o apoio e a confiança que preciso. Se eu abandonar a igreja vou sentir-me abandonado.

- Se abandono a igreja por causa do mal de alguns, estarei apenas a aumentar o mal de todos em vez de resolver.

- Se Deus, apesar de tudo, nunca abandona a sua igreja, quem sou eu para abandoná-la.

- Afinal a igreja é a nossa família. Ninguém abandona a sua família quando ela não é tão boa como sonhámos. Apesar de tudo, a minha família, boa ou menos boa, pura ou menos pura, é sempre a minha família.

É por isso que não tenho para onde ir.

É por isso que não quero ir embora.

 

Ver também:

Ir embora não é solução

A igreja dos hipócritas

A crise dos discípulos

Final desconcertante

 

Sem comentários: