terça-feira, 20 de agosto de 2024

O Pe. Dehon e São Bernardo


Memória de São Bernardo,

Abade e Doutor da Igreja, 1090-1153)

Das Meditações do Pe. Dehon:

São Bernardo faz parte do grupo dos iniciadores da devoção ao Sagrado Coração.

Igreja coloca as suas efusões de amor para com Nosso Senhor no ofício da festa do Sagrado Coração.

De facto, os seus escritos estão todos cheios do espírito do Sagrado Coração, sobretudo as suas homilias sobre a Incarnação, o seu tratado do amor de Deus, os seus sermões sobre o Cântico dos cânticos. Explicando este texto: «Olhou para as fendas de pedra», e mostrado que estas fendas são as chagas de Jesus Cristo, sobretudo a do lado através da qual se vê o seu Coração: «Oh! Exclama, porque chegamos ao Coração dulcíssimo de Jesus, não suportamos que dele nos separem.  Ah!  Como é doce, como é bom habitar neste Coração!  Que tesouro precioso o vosso Coração, ó misericordioso Jesus!  Pérola incomparável encontrada esquadrinhando o vosso corpo!  Darei tudo para o possuir.  rocarei todos os pensamentos e afetos da minha alma por ele. Fixarei todos os meus desejos no Coração do meu Senhor Jesus, e sem nenhuma dúvida, ele me alimentará com o seu amor.  Lá, neste Templo, o Santo dos Santos, nesta arca preciosa, viverei, adorarei, louvarei o Senhor. Lá estará a vítima que sem cessar lhe oferecerei, o altar no qual oferecerei todos os meus sacrifícios, sobre o qual as mesmas chamas de amor com que o seu arde consumirão o meu».

O Coração de Jesus foi aberto pela lança: foi ferido, para que a sua ferida visível nos fizesse conhecer a ferida invisível do amor.

 

Ver também:

Vocação contagiada

Bernardo cicerone

São Bernardo

Bernardo de Claraval

 

Sem comentários: