terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Dormir durante o sermão


É Carnaval e ninguém leva a mal

Há um texto dos Atos dos Apóstolos que nunca se lê na igreja.
Qual e porquê?
Talvez porque quem selecionou os textos litúrgicos era pregador e não quis que ninguém seguisse esse exemplo.
Refiro-me a Act 20, 7-12:
“No primeiro dia da semana, (em Tróade) estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que devia partir no dia seguinte, começou a falar com eles e prolongou a sua pregação até à meia-noite. Havia bastantes lâmpadas na sala de cima, onde estávamos reunidos. Ora, um jovem, de nome Eutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente, enquanto Paulo se alongava no seu sermão. Dominado pelo sono, caiu do terceiro andar e levantaram-no já morto. Paulo desceu e, lançando-se sobre ele, apertou-o nos baços e disse: Não façais barulho, pois a alma ainda está nele. Depois, voltou para cima, partiu o pão, comeu e falou demoradamente até de madrugada. Só então se retirou. Quanto ao jovem, levaram-no vivo, o que foi motivo de grande consolação.”
 
Eu tiro as seguintes conclusões ou aplicações:
 
1ª - O jovem Eutico bem podia ser declarado o padroeiro dos fiéis que não conseguem ficar acordados durante as pregações.
2ª - Em vez de dizermos que as pessoas dormem durante o sermão, devíamos dizer, com eufemismo, que estão a fazer a mesma experiência de Eutico. Uns são ouvintes, outros são Euticos,
3ª – A fraqueza de dormir durante as pregações é transversal e não apenas dos mais velhos, mas até dos jovens, quer na antiguidade quer na atualidade.
4ª – Dormir durante as pregações, afinal, parece não ser pecado, pois São Paulo ressuscitou quem caiu nessa fraqueza.
5ª – Quem tem a mesma fraqueza de Eutico e não consegue resistir, pelo menos não se sente na janela do terceiro andar, pois nem sempre há um pregador capaz de fazer o milagre de ressuscitá-lo depois da queda.
6ª – Depois da queda do jovem e da sua ressurreição, São Paulo continuou a sua pregação até de madrugada como se nada tivesse acontecido. O jovem aprendeu a lição, mas parece que o pregador não aprendeu a falar menos tempo.
7ª – Se São Paulo, tão santo e grande pregador, não conseguiu evitar que alguém dormisse durante as suas pregações, quem sou eu para conseguir fazer melhor que ele?
8ª – Parece que São Paulo só adormeceu um ouvinte. Eu sou capaz de adormecer muitos mais.
9ª – São Paulo não ficou embaraçado por ter provocado o sono e a queda do jovem Eutico. Eu ficaria talvez envergonhado ou traumatizado. Quando vejo alguém bocejar, já fico alarmado. Não sei distinguir se a culpa é do ouvinte ou do pregador.
10ª – É certo que no tempo de São Paulo ninguém levava relógio para as pregações, mas todos conseguiram ter a noção das horas. Ter um Eutico pela frente, a dormir, é um despertador para avisar ao pregador que já basta. Mesmo que esteja tão concentrado na sua pregação, esta tem de atender sempre às pessoas a quem se dirige. São Paulo não podia estar tão atento à palavra que se esquecesse dos ouvintes. Quanto a mim, às vezes pareço mais atento às pessoas do que à palavra que prego. Há quem seja santo pregador e quem seja pregador pecador.
11ª – O problema não é um ouvinte adormecer. O pior é quando o pregador é que parece ter estacionado ou adormecido. São Paulo na epístola a Timóteo aconselhava-o a proclamar a palavra, insistir a propósito e fora de propósito, ameaçar e exortar com toda a paciência e doutrina. Se nem assim conseguiu manter acordado o jovem Eutico, o que mais se poderá fazer hoje.
12ª – Acho que descobri o cerne desta situação. Diz o narrador do episódio que Paulo depois de ter ressuscitado o jovem, voltou para cima, partiu o pão e comeu… e depois continuou a pregar. O jovem caiu não apenas por causa do sono, mas por fraqueza. Não basta alimentar-se com a palavra. É preciso alimentar-se com o pão, com o pão do corpo e com o pão da Eucaristia.
 
Episódios da atualidade:
 
A – De pequenino se torce o pepino
Um dia estava eu a celebrar um batismo na missa dominical. Desde que chegou à igreja o bebé não parou de chorar. Não houve maneira de o calar, nem chucha, nem biberão, nem o colo da mãe, do pai, da avó, nem deitado, nem de pé, nem mudar a fralda, nem o refrescar com um leque, nem brinquedos luminosos ou musicais. Era um autêntico circo. Claro que o sacerdote imperturbável fez todos os rituais que devia, com toda a atenção e paciência, como se não houvesse nada de especial. As leituras quase que não foram ouvidas por ninguém. Respirei fundo antes de começar o meu sermão, consciente de que teria pela minha frente um concorrente, pequenino, mas poderoso. E qual não foi o espanto de todos: Assim que comecei a falar o bebé calou-se imediatamente e começou a dormir em paz para sossego de todos. Não resisti em concluir que aquela criatura, há tão pouco tempo na igreja já tinha aprendido dos mais velhos – dormir durante o sermão. Ou será que deixou de gritar para não acordar quem costumava dormir nessa ocasião? Só sei que consegui ultrapassar o Apóstolo São Paulo. Ele, num longo sermão, conseguiu adormecer um jovem, e eu numa pequena homilia consegui adormecer um bebé irrequieto. Graças a Deus! Aleluia, aleluia!
 
B – Quem dorme por último dorme melhor
Uma mulher queixava-se ao marido:
- Já não sei que fazer para conseguir dormir à noite. É uma insónia continuada. Nem com chá, nem com medicação, de jeito nenhum consigo dormir.
O marido ouviu com toda a paciência e por fim disse:
- Conheço uma maneira eficaz para dormires durante toda a noite.
- Porque é que só agora me dizes isso? Fala depressa…
E muito sério continuou:
- É simples. Grava os sermões do padre da nossa paróquia para ouvires à noite na cama. Não vais resistir… é tiro e queda. O que é que fazes na igreja quando o padre prega? Começas logo a dormir, assim o dizes. Então experimenta ouvi-lo cá em casa e o sono chegará depressa.
- Estás a gozar comigo – lamentou-se a mulher – como é que eu posso gravar os sermões se estou a dormir na igreja?
- Pede à vizinha do lado…
- Impossível! Ela está a dormir também…
- Então pede ao padre que venha pregar aqui de viva voz – gracejou o homem.
- É uma boa ideia, mas não sei se o padre tem insónias para estar acordado a essas horas.
E um milagre aconteceu.
Depois desta conversa a mulher foi para a cama, pegou no sono sem demoras e dormiu toda a noite e até sonhou com o padre a pregar…
Na noite seguinte foi o marido que sofreu de insónias. Cheio de ciúmes não conseguiu dormir ó em pensar que a sua mulher estaria a sonhar com o padre.  
Cá se fazem, cá se pagam.

Conclusão
De facto, não há hora nem lugar mais abençoado para dormir do que na igreja.
Se na cama eu posso rezar, também na igreja posso dormir.
Daqui para a frente terei cuidado para não escrever a metro nem pregar à hora.
 

Sem comentários: