quarta-feira, 29 de junho de 2022

Tripé da Igreja de Jesus


Solenidade de São Pedro e São Paulo

No trecho do evangelho de hoje Jesus retirou-se para os lados de Cesareia de Filipe e entrou em diálogo com os discípulos.

 

- Um retiro decisivo

De facto, quando nós precisamos de pensar sobre algo importante, ou quando precisamos de tomar uma grande decisão nós afastámo-nos, retiramo-nos para um sítio mais afastado.

Jesus fez uma viagem de 4º quilómetros, de Cafarnaum até Cesareia de Filipe, sempre a subir do mar da Galileia, 212 metros abaixo do nível do mar até 350 metros em Cesareia de Filipe.

O retiro é sempre um afastamento, é sempre uma subida, um esforço ou ascese.

Antes de entregar a missão a Pedro e de lhe mudar de nome (sinal de novo ofício ou nova identidade) Jesus faz com os seus discípulos um retiro ou uma peregrinação.

Durante este retiro houve tempo para pensar, para o silêncio, para escutar e para dialogar.

Um retiro é uma experiência de silêncio, de afastamento, de diálogo (com Deus e com os irmãos) é tempo para escutar e para fazer

Também nós não podemos tomar qualquer decisão, iniciar qualquer missão sem um retiro, sem tempo para escutar, sem tempo de silêncio, sem consultar ou auscultar a Deus.

 

- As duas colunas da Igreja.

Pedro e Paulo são apresentados como os fundamentos onde Cristo quis assentar a sua igreja. Eu fico a pensar que é muito difícil assentar com estabilidade algo em apenas duas pernas. Acho que falta um terceiro ponto. Parece que Jesus assenta a sua igreja num banco de apenas duas pernas. Pensando, melhor, a igreja de Jesus está assente num tripé: Pedro (lado institucional), Paulo (lado não institucional ou participativo) e o Espírito Santo (lado divino ou celestial). É um tripé com 3 pernas para se segurar e não dispensar nenhum aspeto.

 

- Pedro negou, Paulo perseguiu

No prefácio da solenidade faz-se a lista das qualidades ou felizes memória dos dois apóstolos:

Pedro, que foi o primeiro a confessar a fé em Cristo.

Paulo, que a ilustrou com a sua doutrina.

Pedro que estabeleceu a Igreja nascente entre os filhos de Israel

Paulo que anunciou o Evangelho a todos os povos.

Ambos trabalharam, cada um segundo a sua graça, para formar a única família de Cristo.

Falta assinalar algo mais que têm em comum:

Pedro que negou Jesus

Paulo que perseguiu Cristo.

Penso que Jesus fez de propósito – ao escolher como fundamentos da sua Igreja estes dois apóstolos que haviam de negar e de perseguir, para nos dizer que na comunidade cristã todos têm lugar, todos têm uma missão, um serviço e que têm de passar por fracassos e arrepender-se. Na igreja de Cristo há lugar para todos, há lugar para quem nega ou persegue, para quem fracassa, para quem se arrepende.

 

Ver também:

Um messias desconhecido

O caminho do diálogo

Perguntar e responder

Quem é Jesus

A fé não de diz, vive-se

Quem é quem

Porta-voz

Declaração de fé

 

Sem comentários: