domingo, 12 de setembro de 2021

Um Messias desconhecido


Ano B – XXIV domingo comum

Avaliação necessário

Necessidade de um teste oral para prosseguir o caminho do Mestre

O trecho do Evangelho de hoje divide em duas partes cada um dos evangelhos sinóticos.

No caso de São marcos esta página do evangelho está precisamente a meio de todo o evangelho.

Isto que quer dizer?

1º - Quer dizer que descobrir ou conhecer a Jesus Cristo está no centro de todo o evangelho. O coração do evangelho é conhecer a Jesus.

2º - Quer dizer que depois de terem passado cerca de 3 anos com Jesus, e de terem aprendido e visto muitas coisas acerca Dele (1ª parte do Evangelho), os discípulos têm de fazer um teste. A pergunta é: Que dizem de mim, e que dizeis de mim, para de seguida começarem a subir a Jerusalém (2ª parte do Evangelho).

3º - Pedro responde que Cristo é o Messias. Mas a resposta não é completamente correta. Porquê? Pedro pensava que o Messias era o Ungido todo poderoso que viria coroado de glória, rodeado de exército, com poder e majestade, para implantar a vontade de Deus e libertar-nos do jugo, a começar pela libertação do domínio romano. A sua resposta não era completamente certa porque a ideia que ele tinha de Messias não era correta. Por isso contestou Jesus. Para Pedro o Messias não podia servir em vez de ser servido, e não podia ser condenado, mas sim condenar. E muito menos ser crucificado, morto e ressuscitar. Isso não era próprio de um Messias.

4º - Jesus pediu que Pedro se afastasse para trás porque não compreendia quem era e como deveria ser o Messias, o Ungido ou consagrado de Deus. Às vezes é preciso dar um passo para trás para poder avançar com Jesus. Foi o que aconteceu com Pedro.

5º - Ainda hoje os judeus, como povo de Deus, está à espera da vinda do Messias porque não reconheceram Jesus como tal porque humilde e servo. O Messias deverá ser glorioso descendo do Céu com poder e majestade para subjugar tudo e todos.

 

Conclusão:
Apesar de dizermos que é o Messias o Cristo ou o Ungido de Deus, Jesus continua a ser um desconhecido.

 

Ver também:

No caminho

Perguntar e responder

Quem é quem

Porta-voz

Declaração de fé

A fé não se diz, vive-se

 

Sem comentários: