quinta-feira, 9 de junho de 2022

Reconciliar-se com quem


5ª feira – X semana comum

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão, disse Jesus.

 

Eu esperava que Jesus dissesse:

Vai primeiro reconciliar-te com o teu inimigo ou com o teu adversário.

Mas não.

Jesus refere o irmão porque muitas vezes o inimigo e o irmão são a mesma pessoa.

Reconciliar-se com o irmão porque só o perdão é capaz de fazer do inimigo um irmão.

Não há inimigos nem adversários. Só existem irmãos.

Nem todos os irmãos são amigos, mas um amigo é sempre um irmão.

 

À margem 1

São Cesário de Arles (470-543) monge e bispo, assim pregava ao povo:

E há dois tipos de esmola: uma é boa e a outra melhor.

Uma consiste em dar pão aos pobres.

A outra, em perdoar imediatamente ao irmão que pecou contra nós.

Com a ajuda do Senhor, apressemo-nos a praticar estes dois tipos de esmola, para podermos receber o perdão eterno e a verdadeira misericórdia de Cristo. Pois Ele mesmo disse: Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós.

Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.

Se não tens compaixão pelo teu semelhante como podes pedir o perdão dos seus pecados?

 

À margem 2

Canção do Pe. Zezinho – Deixa a tua oferta

 

Quando eu trouxe a minha oferta

Pra deixar no teu altar

Me fizeste uma pergunta

Teu olhar no meu olhar

Perguntaste se haveria

Um irmão a perdoar

Sim! Eu respondi que havia

Começaste a me exortar

 

Deixa a tua oferta diante do altar

Vai primeiro reconciliar

Quero a tua oferta e aceito o teu louvor

Mas, primeiro eu quero ver o teu amor

 

Desde então meu ofertório

É de reconciliação

Não te dou apenas coisas

Dou também meu coração

O que eu tenho não é muito

Mas eu posso assegurar

Sim, eu tenho procurado

Acolher e perdoar

 

Deixa a tua oferta diante do altar

Vai primeiro reconciliar

Quero a tua oferta e aceito o teu louvor

Mas, primeiro eu quero ver o teu amor

Primeiro eu quero ver o teu amor

 

Das ofertas que te damos

A melhor é o perdão

Porque se não perdoamos

Não aceitas nossos dons

É profunda e mais que certa

A doutrina do perdão

Tu aceitas minha oferta

Se eu tentar ser mais irmão

 

Deixa a tua oferta diante do altar

Vai primeiro reconciliar

Quero a tua oferta e aceito o teu louvor

Mas, primeiro eu quero ver o teu amor

Primeiro eu quero ver o teu amor

Primeiro eu quero ver o teu amor

Primeiro eu quero ver o teu amor

 

Ver também:

Reconciliar-se primeiro

O preço da reconciliação

Vai primeiro reconciliar-te

 

Sem comentários: