segunda-feira, 11 de maio de 2020

Versículos não rezados (3)


Devido ao seu caráter predominantemente imprecatório, estes versículos foram omitidos na Liturgia das Horas, para além dos salmos 57, 82 e 108  (IGLH 131).

Salmo 109, 6
Julgará as nações, amontoará cadáveres,
esmagará cabeças pela vastidão da terra.


Salmo 136, 7-8
Lembrai, Senhor, aos filhos de Edom
o dia de Jerusalém;
quando gritavam: ‘arrasai, arrasai até aos alicerces’.

Filha de Babel, devastadora,
feliz de quem te der a paga
do mal que nos fizeste.

Feliz de quem agarrar em eus filhos pequeninos
e os despedaçar contra o rochedo.


Salmo 138, 22
Eu os odeio com ódio implacável,
tenho-os por meus inimigos.


Salmo 139, 10-12
Não levantem a cabeça os que me cercam;
recaia em abismos donde não mais se levantem.

O caluniador não tenha assento sobre a terra,
caia no infortúnio o homem violento.


Salmo 140, 10
Caiam os ímpios em suas próprias armadilhas,
e eu prossiga livremente o meu caminho.


Salmo 142, 12
Por vossa bondade, aniquilai os meus inimigos,
fazei perecer todos os que atribulam a minha alma,
pois eu sou vosso servo.


Sem comentários: