sexta-feira, 8 de maio de 2020

Passar, chegar, ficar


6ª feira – IV semana da Páscoa















Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Cristo parece dizer-nos:
- Por onde queres passar? Eu sou o caminho.
- Onde queres chegar? Eu sou a verdade.
- Onde queres ficar? Eu sou a vida.
Caminhemos pois em plena segurança por este caminho; e, fora do caminho, tenhamos cuidado com as armadilhas. Porque dentro do caminho o inimigo não ousa atacar - o caminho é Cristo - mas fora do caminho monta os seus ardis.
O nosso caminho é Cristo na sua humildade; Cristo verdade e vida é Cristo na sua grandeza, na sua divindade. Se seguires o caminho da humildade, chegarás ao Altíssimo; se, na tua fraqueza, não desprezares a humildade, permanecerás cheio de força no Altíssimo.
Porque foi que Cristo tomou o caminho da humildade? Foi por causa da tua fraqueza, que era um obstáculo intransponível; foi para te libertar dela que tão grande médico veio a ti. Tu não podias ir até ele; por isso, veio Ele até ti. Veio ensinar-te a humildade, que é um caminho de regresso, porque era o orgulho que nos impedia de retornar à vida que o mesmo orgulho nos tinha feito perder.
Assim, tornando-Se nosso caminho, Jesus grita-nos: 
- Entrai pela porta estreita! 
O homem esforça-se por entrar, mas o inchaço do orgulho impede-o de tal. Aceitemos o remédio da humildade, bebamos esse medicamento amargo, mas salutar.
O homem inchado de orgulho pergunta: 
- Como poderei entrar?
Cristo responde-lhe:
- Eu sou o caminho, entra por Mim.
- Eu sou a porta, porque procuras noutro sítio? 
Para que não te percas, Ele fez-Se tudo por ti e diz-te: 
-Sê humilde, sê manso.
(cf. Sermão 142 de Santo Agostinho)

Ver também:


Sem comentários: