domingo, 12 de janeiro de 2020

Sempre batizado


Ano A – Festa do Batismo do Senhor


















Celebramos o Batismo de Jesus para nos lembrarmos que todos nós somos batizados.

Ao terminar a missa de hoje cada pessoa recebeu uma estampa com os símbolos do batismo:
- Concha (água)
- Cruz
- Nome

Assim cada um devia completar em casa escrevendo por detrás da concha o seu nome, data de batismo, lugar e padrinhos.























Nome – No ato de batizar nós evocamos não apenas um nome (que nome dás ao vosso filho, pois nesta família cada um é chamado pelo nome próprio…), mas outros 3 nomes são evocados. Assim ouvimos: José, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pelo batismo o nosso nome fica unido ao nome de Deus e Deus fica unido para sempre ao nosso nome.
Sinal da cruz – assim nós fomos assinalados pela cruz de Cristo ao sermos apresentados para o batismo. Sempre que entramos numa igreja fazemos esse sinal para nos lembrarmos dessa realidade. De facto entramos numa igreja, não como pessoas quaisquer, turistas ou indiferentes, mas como cristãos assinalados com o sinal da cruz. (Recordo que para entrar numa mesquita qualquer pessoa seja islame ou não tem de descalçar-se, ou para entrar num sinagoga cada pessoa tem de ter o Kipá quer seja crente ou não. Numa igreja toda a gente pode entrar, sem ter que fazer nada de especial para além do respeito e da dignidade, mas os cristãos entram não de qualquer modo mas como batizados fazendo o sinal da cruz e se possível tocando na água benta).
Água – que nos recorda que somos batizados. Já que passámos pela água do batismo, também ao entrar num templo passamos pela água para nos lembrar esse compromisso batismal.

Ver também:



Sem comentários: