segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

1º Domingo da Palavra


Por instituição do Papa Francisco, celebrou-se ontem o 1º Domingo da Palavra no III Domingo Comum.












A paróquia onde celebro assinalou assim este dia:

- Tirando a Bíblia da prateleira.
Todas as pessoas foram convidadas a trazerem a sua Bíblia de casa para a celebração. Apenas as 27 crianças do 4º ano de catequese, não as trouxerem, porque receberam oficialmente a Bíblia na celebração e levaram-na para casa.
A distância entre um cristão e a Bíblia revela a distância entre um cristão e Deus.

- Descobrindo qual a melhor maneira de ler a Bíblia.
Perguntei qual a melhor maneira de fazê-lo. As respostas foram muitas: em paz, no sossego, em comunidade ou em família, com fé…
Mas acho que melhor maneira de ler a Bíblia é de joelhos, isto é, rezando, dialogando com Deus.
Rezar é dialogar com Deus. Na Bíblia Deus fala connosco e nós falamos com Ele rezando.
Durante a proclamação do Evangelho todas as pessoas puderam acompanhar a leitura da Página do Evangelho (assinalada com um marcador) e a rezar juntos e em voz alta o que o Sacerdote reza em silêncio em todas as celebrações. Assim ao caminhar para o Evangelho e ao fazer o sinal da cruz sobre o Livro, na fronte, na boca e no peito reza: Deus todo-poderoso, purificai o meu coração e os meus lábios para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho. Depois, ao terminar a Proclamação beija o Livro rezando: Por este santo Evangelho, perdoai-nos, Senhor.
Hoje isto foi feito e rezado por todos os presentes. Foi uma maneira de ler a Bíblia, de joelhos, isto é, em espírito de oração.

- Acolhendo a Palavra como pão de cada dia.
No final da celebração cada presente pôde receber uma pastel… não apenas para comemorar este dia de festa do 1º domingo da Palavra, mas para se lembrar que a Bíblia não deve ser apenas um pastel ou um bolo de um dia especial, mas deve ser sempre o pão de cada dia na mesa do cristão. Não podemos tirá-la da prateleira uma vez por semana, ou uma vez ao ano em datas especiais… Ela deve fazer parte da nossa vida, pois só ela pode saciar a nossa fome quotidiana.
Hoje fizemos festa à Palavra de Deus para nos lembrarmos que sempre que lemos ou escutamos a Palavra de Deus é uma festa para nós e para Deus.




Sem comentários: