domingo, 13 de janeiro de 2019

Água Benta Batismal


Ano C – Domingo do Batismo do Senhor

Terminadas as solenidades de Natal, iniciamos hoje o tempo comum com a festa do Batismo do Senhor como primeiro domingo deste tempo.
Começamos com a lembrança de que todos nós somos batizados.
Celebrar o Batismo do Senhor é recordar que Jesus foi batizado, mas sobretudo recordar que nós fomos batizados em seu nome.
O Batismo do Senhor tem esta dupla abrangência – É do Senhor porque Ele foi batizado; é do Senhor porque fomos batizados por ele.

















Perguntei aos meus paroquianos:
- Porque é que há uma pia com água benta junto à porta da igreja.
- É para cada um, ao entrar, purificar-se dos seus pecados, e fazer a oração em paz e pureza de coração. É por isso que se diz:

Fiquem cá pecados meus!
A água benta me lava assim
Que eu vou ali ver a Deus
Para Deus me ver a mim.

Questionei uma vez mais:
- E à saída da igreja não é necessário benzer-se com água benta?
Uns diziam sim, outros não, e alguns que não sabiam. Concluí então:
- Eu acho que a água benta no fundo da igreja é mais proveitosa para a saída para que cada um se lembre que sai dali como alguém que passou pela água batismal. Ao voltar para casa, para o trabalho, para o mundo, é preciso lembrar-se sempre de que se é batizado, cristão empenhado.

Sem comentários: