quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O amor é capaz de tudo


4ª feira depois da Epifania

















Da 1ª leitura
Se Deus nos amou tanto … também nós O devemos amar assim…
Mas não foi isso que ouvimos.
Ouvimos sim:
Se Deus nos amou tanto … também nós nos devemos amar uns aos outros…
E eu fico a pensar que São João aprendeu bem de Jesus. Ele ouviu Jesus dizer: Assim como eu vos amei, vós deveis amar-vos uns aos outros…
Quem me dera aprender assim também de Jesus... e ensinar o que Ele ensinou.

Do Evangelho
Jesus de tal modo nos ama que usa todos os meios para vir ter connosco…
- fez-se igual a nós
- nasceu pobre
- fez-se desterrado
- atravessou desertos
- subiu montanhas
- andou a pé, de jumentinho, de barco
- e no evangelho de hoje mostra que até anda sobre as águas para vir ao encontro dos seus amigos
- foi perseguido
- deixou-se matar
- fez-se sepultar
- voltou à vida, ressuscitando
- e até andou pelos ares na ascensão
TUDO por nosso amor
Ele tudo fez por nós.
E nós?!
Que fazemos por Ele?

À margem 1
Esta página da primeira leitura é a minha página preferida de todas as 21 epístolas da Bíblia, tanto de São Paulo, como de São João, São Pedro, São Tiago ou São Judas.
É a minha página preferida das Epístolas porque diz que DEUS É AMOR. E isso é tudo. Cf. 1Jo 4, 16.

À margem 2
No trecho do Evangelho tenho pena a tradução portuguesa tenha usado um termo que eu procuro evitar. O leccionário diz:
Jesus, depois de ter matado a fome a cinco mil homens… Cf. Mc 6, 45.
Eu prefiro usar o termo SACIAR A FOME, pois nem a fome eu gosto de matar. Aliás, se matamos a fome, ela ressuscita outra vez…
É por isso que eu gostaria que todos dissessem quer na mesa da PALAVRA, quer na mesa do seu LAR, quer na Igreja quer em casa, SACIAR a fome em vez de matar a fome…

Ver também:
Barca Bela
Coração endurecido





Sem comentários: