sábado, 8 de janeiro de 2011

O Sinal dos Cristãos


Ano A - Baptismo do Senhor

Um dia, na igreja paroquial, estavam muitas crianças. Fazia-se a preparação para a primeira comunhão. Veio o Senhor Vigário e perguntou:
- Rapazes, qual é o símbolo dos cristãos?
- É o Baptismo.
- Não, interveio outro colega. É o sinal da cruz.
- Ambas as respostas estão correctas, assegurou o Senhor Padre. E convidou a todos a fazerem o sinal da cruz para se lembrarem que eram baptizados.
Entre estas crianças encontrava-se um deficiente, afectado de poliomielite, que não podia mover o braço, sentado na sua cadeira de rodas. Então uma menina, olhando para ele, pergunta ao Senhor Vigário:
- E este como é que faz para mostrar que é cristão se não pode mexer os braços?
- Tens razão, o verdadeiro sinal do cristão não é nem o baptismo nem a cruz: é o amor.
Vede como eles se amam, concluíam os contemporâneos dos primeiros cristãos. O que nos faz cristãos não é apenas o baptismo, ou o nome, ou a cruz que trazemos ao peito ou quando nos persignamos. O que nos distingue como discípulos de Jesus Cristo é o amor: o amor que nos vem de Deus e o amor que partilhamos com os outros. Esta experiência não deixa ninguém de parte, mas unidos numa mesma comunhão.
Este é o meu filho muito amado... diz Deus de seu filho Jesus Cristo tal como repete a cada um de nós, pois Deus é amor. Através do baptismo nós aceitamos fazer parte desta dinâmica do amor, que tem o seu apogeu na Cruz de Cristo, verdadeiro hino de amor libertador. Baptizados com Cristo, com Ele partilhamos o amor de Deus e dos irmãos.

Sem comentários: