domingo, 28 de janeiro de 2018

Padroeiro dos estudantes


Memória de São Tomás de Aquino
Presbítero e Doutor da Igreja

Oração do estudante
proposta por Tomás de Aquino

Infalível Criador,
que, dos tesouros da Vossa sabedoria,
tirastes as hierarquias dos anjos,
colocando-as com ordem admirável no céu;
Vós, que distribuístes o universo com encantadora harmonia;
Vós, que sois a verdadeira fonte da luz
e o princípio supremo da sabedoria,
difundi sobre as trevas da minha mente o raio do esplendor,
removendo as duplas trevas nas quais nasci:
o pecado e a ignorância.
Vós, que tornastes fecunda a língua das crianças,
tornai erudita a minha língua
e espalhai sobre os meus lábios a vossa bênção.
Concedei-me a agudeza de entender,
a capacidade de reter,
a subtileza de relevar,
a facilidade de aprender,
a graça abundante de falar e de escrever.
Ensinai-me a começar,
regei-me no continuar e no perseverar até o término.
Vós, que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem,
que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Amém.

















Os conselhos de São Tomas de Aquino
a um estudante

Meu caro João, perguntaste-me como adquirir uma rica bagagem cultural. Aqui estão os meus conselhos.
1. Não mergulhes de cabeça no mar de conhecimento, mas tenta chegar a ele através de córregos menores. É sábio trabalhar a partir do mais simples até chegar ao mais difícil. Este é o meu primeiro conselho e farás bem em segui-lo.
2. Sê lento para falar…
3. Dá grande importância a uma boa consciência.
4. Nunca negligencies os momentos de oração.
5. Mostra-te amável para com todos.
6. Nunca metas o nariz nos assuntos dos outros.
7. Não sejas excessivamente íntimo dos outros, porque a familiaridade excessiva gera desprezo e fornece pretextos para negligenciar o trabalho sério.
8. Não percas tempo em conversas fúteis.
9. Tenta seguir as pegadas dos homens honestos e santos.
10. Não repares tanto em quem fala, mas acumula na mente o que ele diz de útil.
11. Certifica-te de entender bem o que lês e escutas.
12. Esclarece os pontos em dúvida.
13. Dá o teu melhor para guardar tudo o que puderes na pequena biblioteca da sua mente.
14. Não te preocupes com as coisas que estão fora da tua competência.
Se seguires os meus conselhos, vais atingir a meta desejada.
Tomás de Aquino, 1270.


Sem comentários: