quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Renunciar, ter e ser


4ª feira – XXXI semana comum

Dois modos diferentes de compreender e viver o evangelho de hoje

Renunciar, ter e ser

- Renunciar ou não ter família
Quem não me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos e às irmãs… não pode ser meu discípulo.
Em geral nós dizemos o meu pai, a minha mãe, os meus irmãos, a minha família… como se fosse o título de propriedade.
A família não nos pertence, nós é que pertencemos à família… preferir a Cristo, é declarar que pertence à família de Jesus… Quem fizer a vontade do Pai é que é a minha família.

- Ter cruz
Quem não toma a sua cruz para me seguir, não pode ser meu discípulo.
Não é a cruz que nos tem, nós é que temos a cruz, a abraçamos e a levamos.
A cruz que Jesus levou não era a sua, mas ele abraçou-a com amor e transformou-a em redenção.

- Ser Jesus
Seguir a Jesus é copiar o seu modelo, é seguir os seus passos, é ser como Ele.
Nós seguimos a Jesus para sermos como Ele.


Três amores

- Amor à família
Quem não me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos e às irmãs… não pode ser meu discípulo.
Jesus não nos manda odiar a família, mas sim amar a família do jeito que ele amou.
Quem são meu pai, minha mãe e meus irmãos? Quem fizer a vontade de meu pai…
É preciso amar os outros como quem faz a vontade do Pai.

- Amor à cruz
Quem não toma a sua cruz para me seguir, não pode ser meu discípulo.
Jesus não se crucificou, mas deixou-se crucificar.
É preciso que o seu discípulo também se deixe crucificar.

- Amor a Jesus
Seguir a Jesus é copiar o seu modelo, é seguir os seus passos, é ser como Ele.
O amor consiste na plena identificação com o outro.



Sem comentários: