quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Meio milagre


4ª feira – XXXII semana comum



















Jesus na página do Evangelho de hoje quis curar 10 leprosos, mas só conseguiu fazer o milagre completo em apenas um. Os outros quiseram apenas meio milagre, ficaram apenas com a cura do corpo, desprezando a cura do coração. Houve então nove meios-milagres e um milagre inteiro...

O mais importante é a cura interior… é o milagre do coração. Alcançando isso tudo o resto virá por acréscimo.
Ás vezes Jesus começa por curar o exterior para chegar ao interior. 
Outras vezes começa por curar o interior e alarga a cura ao exterior... É o caso da narrativa muçulmana que se segue:

Conta Abu Hamid al-Ghazali (+1111) que "Jesus passou por um homem que era cego, leproso, aleijado, paralítico de ambos os lados do corpo e mutilado por lesões da lepra.
Dizia o homem:
- Louvado seja o Senhor, que me curou do que Ele infligiu a tantas das Suas criaturas.
Jesus perguntou-lhe:
- Diz-me… que género de mal há que não te tenha cabido?
O homem respondeu:
- Espírito de Deus, estou melhor do que aqueles em cujo coração Deus não plantou a semente do Seu conhecimento, que plantou no meu.
- Disseste a verdade, respondeu Jesus. Dá—me a tua mão.
O homem estendeu-lhe a mão e eis que o seu rosto e o seu corpo se transformaram numa espantosa beleza e vigor, pois Deus tinha-o curado dos seus males. A partir desse dia acompanhou Jesus e adorou com ele."
(Cf. Tarif Khalidi, Jesus Muçulmano, máximas e histórias da literatura islâmica, Ed. Tágide, novembro 2002)



Sem comentários: