quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Os nossos inimigos


4ª feira – XXXIV semana comum

Disse Jesus:
Deitar-vos-ão as mãos e hão de perseguir-vos…

Portanto a cruz não é exceção, é regra!

Um grupo de jovens passou um fim-de-semana num mosteiro de monges contemplativos. Levantaram-se de madrugada para as matinas e acompanharam a comunidade em todas as horas de oração.
No final da experiência fizeram a avaliação. Entre outras coisas, foi unânime esta constatação:
- Nós nem imaginávamos que vocês tivessem tantos inimigos…
De facto nos salmos da liturgia das horas há muitas alusões aos inimigos e adversários: Protegei-me à sombra das vossas asas, longe dos inimigos que me rodeiam furiosos (sl 16). Livrai-me dos inimigos e protegei-me contra os meus agressores (sl 58). Farei de teus inimigos escabelo dos teus pés… e tu dominarás no meio dos teus inimigos (sl 109). Aproximam-se os meus iníquos perseguidores que estão longe da vossa lei (sl 118). Salvai-me do poder dos inimigos (sl 143). Todos os dias no Benedictus lembramos que Deus enviou o seu filho - para nos libertar dos nossos inimigos... para O servirmos sem temor livres dos nossos inimigos.
O abade explicou:
- Nós rezamos em nome da Igreja e do povo de Deus. Por isso os adversários da Igreja são os nossos inimigos e os nossos adversários são os inimigos da Igreja. Não rezamos por nós nem pelos nossos supostos inimigos, rezamos sim no lugar da igreja perseguida, em vez dos expatriados, dos oprimidos de toda a terra. Não dizemos automaticamente essas orações… Colocando-nos no seu lugar achamos até que esses salmos deviam ser ainda mais veementes.
- Então vocês não têm inimigos pessoais? Gente que vos provoca, incomoda ou atrapalha?
- Não somos assim tão importantes para ter tais inimigos pessoais. Cada um pode ser considerado como o seu maior inimigo. Santa Teresa de Ávila pedia a Deus que a livrasse de si própria, pois achava-se a maior inimiga de si mesma. Assim, ao rezarmos pelos nossos inimigos, estamos a pedir também que nos livre de nós mesmos.


Sem comentários: