sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Quando o telemóvel vai à missa


6ª feira - XXXIII semana comum

A propósito do Evangelho de Hoje em que Jesus expulsa os vendilhões do Templo de Jerusalém… se fosse hoje Ele expulsaria talvez os TELEMÓVEIS das celebrações.

Nos atos públicos ou espectáculos pede-se que sejam desligados ou silenciados os telemóveis.
Nas celebrações religiosas já ninguém pede para desligar porque parte-se do princípio que qualquer telemóvel já deve estar inativo desde que se deu entrada naquele espaço. Sim, porque se ali entramos é para nos desligar do habitual e sintonizar com outras realidades.
Mas, de vez em quando, durante a missa há um telemóvel a tocar no fundo de uma mala atulhada de coisas ou perdido num bolso de difícil acesso. Toca e toca, todos ficam incomodados, mas não tanto como o seu dono. Por isso fico com pena apenas dele… pois os outros podem também desligar-se do assunto. Aliás, a chamada não é de certeza para esses outros que tanto se preocupam a ouvir o telemóvel a tocar. Mas isso é lá com cada um.

Alguém me perguntou:
- É pecado atender o telemóvel durante a missa?
- O telemóvel precisa ser desligado para que possas participar com toda a atenção na missa, sem distrações nem preocupações.
- Mas diga-me: é pecado ou não?
- Se por acaso sem querer o deixas ligado e ele toca durante a celebração, não é pecado, é esquecimento. Se não o desligas porque estás totalmente dependente dele, não é pecado, é uma doença que precisa ser tratada com urgência. Mas se não for esse o caso e se te lembrares que ele está ligado e não o desligas, é uma falta de respeito para com quem está a telefonar, pois mesmo à distância está a incomodar muita gente e está a comprometer quem deve atender.
- Então é pecado!
- A tua consciência é que deve dizer se é ou não é pecado. A minha consciência diz-me que o pecado não está em ter o telemóvel ligado e ele tocar. O pecado está em não ser capaz de me desligar do telemóvel para me ligar a Deus… O mal não está na falta de silêncio do aparelho, mas na falta do silêncio interior que me torna incapaz de me desligar do telemóvel. E o pior de tudo é estar na presença de alguém, que me fala ou que me escuta, e virar-lhe as costas, atender o telefone e esquecer que ele está à minha frente ou ao meu lado…
- Se é assim, então vou procurar outro padre para celebrar a minha missa!

Atenção, isto pode acontecer na igreja, em casa e em qualquer lado...








Sem comentários: