sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pater


O Pai Nosso de Cada dia (103)

Pai Nosso que estás nos céus.
Ó incomensurável benignidade de Deus! Aos que O tinham abandonado e jaziam em extremos males, é concedido o perdão dos males e a participação da graça, a ponto de ser invocado como Pai. Os céus poderiam ser o que portam a imagem do celestial, nos quais Deus habita e vive.

Santificado seja o teu nome.
Santo é por natureza o nome de Deus, quer o digamos ou não. Mas, uma vez que naqueles que pecam por vezes é profanado, segundo o que se diz: ‘Por vós meu nome é continuamente blasfemado entre as nações’, oramos que em nós o nome de Deus seja santificado. Não que, por não ser santo, chegue a sê-lo, mas porque em nós ele se torna santo, quando nos santificamos e praticamos obras dignas de santificação.

Venha o teu reino.
É próprio de uma alma pura dizer com confiança: ‘Venha o teu reino’, quem ouviu Paulo dizer: ‘Que o pecado não reine em vosso corpo mortal’. E se purificar em obra, pensamento e palavra, dirá a Deus: ‘venha o teu reino’.

Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu.
Os divinos e bem-aventurados anjos de Deus fazem a vontade de Deus, como David dizia no salmo: ‘Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, heróis poderosos, que executais a sua palavra’. Rezando, pois, com vigor, diz isto: como nos anjos se faz a tua vontade, Senhor, assim na terra se faça em mim.

O nosso pão substancial dá-nos hoje,
O pão comum não é substancial. Mas este pão é substancial, pois se ordena à substância da alma. Este pão não vai ao ventre nem é lançado em lugar escuso, mas se distribui sobre todo o organismo, em proveito da alma e do corpo. O hoje equivale a dizer de cada dia, como também dizia Paulo: ‘enquanto perdura o hoje’.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
Temos muitos pecados, Caímos pois em palavra e em pensamento e fazemos muitas coisas dignas de condenação. E, se dissermos que não temos pecado, mentimos. Fazemos com Deus um pacto pedindo-lhe que perdoe os nossos pecados como também nós perdoamos ao próximo as suas dívidas. Tendo presente o que recebemos em troca do que damos, não sejamos negligentes, nem deixemos de perdoar uns aos outros. As ofensas que se nos fazem são pequenas, simples, fáceis de reconciliar. As que nós fazemos a Deus são enormes e temos necessidade só da sua benignidade. Cuida então que, por faltas pequenas e simples contra ti, não te excluas do perdão, por parte de Deus, dos pecados gravíssimos.

E não nos induzas em tentação.
Por ventura com isto o Senhor nos ensina a pedir que de algum modo sejamos tentados? Como se encontra em outro lugar: ‘Tende por suma alegria, meus irmãos, se cairdes em diversas provações’? Mas jamais entrar em tentação é o mesmo que ser submerso por ela. A tentação, pois, assemelha-se a uma torrente difícil de atravessar. Os que então não são submersos nas tentações, atravessam, como bons nadadores, sem serem arrastados pela corrente. Os que não são assim, uma vez que entram, são submersos.

Mas livra-nos do mal.
Se a expressão ‘não nos induzas em tentação’ significasse não sermos de algum modo tentados, não se diria: ‘mas livra-nos do mal’. O mal é o demónio, nosso adversário, do qual pedimos ser libertos.

(Cf. SªAO CIRILO DE JERUSALÉM, Catequeses mistagógicas, Ed. Vozes, Petrópolis, 1977, páginas 38-40).

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