quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pai Nosso nos sacramentos


O Pai Nosso de cada dia (87)

Pai Nosso nos sacramento e os sacramento no Pai Nosso

Os sacramentos são os sinais que Deus escolheu para expressar a sua presença em todas as etapas da vida do homem. Deus está presente em todos os momentos da nossa caminhada. A estrutura do Pai Nosso condensa esses sinais e compromete-se a viver essa presença. Ao rezarmos esta oração, tomemos consciência do seu carácter sacramental, isto é, da nossa vivência dos sacramentos nela condensados.

Pai nosso que estais nos Céus
Santificado seja o vosso nome.
No sacramento do Baptismo nós assumimos a nossa filiação divina. Foi o ingresso numa nova vida, numa nova relação com Deus e com os irmãos. Empenhámo-nos a ser santos tal como Deus é santo, a viver como filhos de Deus que realmente somos.

Venha a nós o vosso reino.
No sacramento do Crisma ou Confirmação assumimos a nossa condição de concidadãos do Reino de Deus. Somos investidos testemunhas qualificadas de Cristo no mundo.

Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
No sacramento da Ordem ou do Matrimónio cada homem responde à sua vocação, assume e vive o seu chamamento na fidelidade ao estado em que a vontade de Deus o chamar.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
No sacramento da Eucaristia o cristão acolhe a presença de Deus como o pão que desceu do céu, que o alimento na caminhada e que o faz partilhar os bens materiais.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
Na Confissão ou Penitência o homem reconcilia-se com Deus e com os irmãos, já que os desvios são uma constante na caminhada. Este sacramento é o sinal do arrependimento e da conversão para uma vida melhor, e do perdão de Deus.

Não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do mal.
S Santa Unção é sinal de que Deus não nos abandonou nos momentos mais difíceis de sofrimento e de dor. Não estamos sós neste mundo apesar da tentação nos circundar.

Sempre que rezamos o Pai Nosso, recordemos os sacramentos da presença de Deus entre nós e comprometamo-nos a vivê-los de uma maneira global e perfeita.

Sem comentários: