sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Servir é Reinar

Ano B - XXIX Domingo Comum

A Palavra de Deus chega hoje até nós, não só pelo Evangelho do dia mas também pelos gestos da vida de Jesus Cristo, pela sensibilidade de Maria Santíssima como inspiradora da evangelização, e também pelo exemplo anónimo de tantos missionários, neste dia mundial das Missões.
Em primeiro lugar a vida contagiante de Jesus:
- Servir é caber nalgum sítio, ter lugar.
Jesus diz que veio para ter lugar neste mundo. É preciso deixar espaço para Ele.
- Servir é pôr-se à disposição de alguém.
Jesus é Emanuel, Deus Connosco, é Alguém que está próximo e nos é acessível.
- Servir é proporcionar alimento a alguém.
Jesus não só servia pessoalmente o alimento, passando por entre os discípulos mas também soube contagiar a todos para que se servissem mutuamente.
- Servir é ajudar alguém.
Jesus não só dava algo aos outros mas sobretudo dava-Se a todos. Ele continua a doar-Se àqueles que precisam do seu amor.
- Servir é ser útil, é prestar para alguma coisa.
Jesus nunca Se cansou de ser útil. Não precisou de coisas extraordinárias:
Bastou uma palavra, um olhar, uma presença amiga ou um gesto simples e pequeno.
Mesmo quando os outros eram indiferentes, incompreensivos ou duros de coração, mesmo quando não mereciam, Ele foi útil para despertar vida ao seu redor.

Servir a Cristo é reinar, diziam os antigos pregadores. Poderíamos precisar melhor este pensamento, para definir o cristão, dizendo: Servir a Cristo no nosso irmão é reinar. Porque é fácil dizer que amamos a Deus, mas na verdade o que demonstra esse amor a Deus é o serviço ao irmão necessitado. Os filhos de Zebedeu procuravam os melhores lugares no reino que Jesus prometia. Não se tinham dado conta ainda de que só quem serve merece entrar no Reino que Jesus anuncia. É por isso que o Papa se assina como ”servo dos servos de Deus”.

Quem não vive para servir, não serve para viver, repetimos nas nossas pregações. Assim entendeu a Madre Teresa de Calcutá: “O que me faz mais feliz? É ser útil aos demais”. Ela que gastou a sua vida ao serviço dos últimos da sociedade, recomendava às suas Missionárias que se dessem, mas com alegria. Assim a doação seria dupla.

Neste Dia Mundial das Missões, recordamos Maria, a servidora, evangelizada e evangelizadora. A Igreja pede hoje ajuda para os missionários que fazem da sua vida um serviço aos irmãos. Homens e mulheres que esquecidos de si mesmos deixaram pátria e família, cultura e língua para levar a outros o conhecimento de um Deus irmão que deu também por eles o seu corpo num acto de serviço e de amor. E todos nós podemos ser também missionários, mensageiros desse amor de Deus e mestres na arte de servir os outros.

É sem dúvida bom ser importante, mas o importante mesmo é ser bom.

Sem comentários: