quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Há 50 Anos

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2009, o Papa Bento XVI refere:
“4. Chamados a evangelizar também por meio do martírio
Neste dia dedicado às missões, recordo na oração aqueles que fozeram de suas vidas uma exclusiva consagração ao trabalho de evangelização. Menciono em particular as Igrejas locais, os missionários e missionárias que testemunham e propagam o Reino de Deus em situações de perseguição, com formas de opressão que vão desde a discriminação social até à prisão, à tortura e à morte. Não são poucos aqueles que nos últimos anos morreram por causa do seu Nome… Foi-lhes reservado o mesmo destino do seu Mestre”.

Recordamos juntamente com o Santo Padre os missionários dehonianos franceses martirizados nos Camarões:

TRÊS MISSIONÁRIOS DEHONIANOS
MARTIRIZADOS NOS CAMARÕES
HÁ 50 ANOS

- A 30 de Agosto de 1959 o P. André Musslin foi morto na sua missão, tinha 43 anos. Era natural de Riedisheim, na Alsásia, e estava nos Camarões desde 1951 como missionário.

- A 29 de Novembro, a missão de Banka-Banfang foi tomada de assalto. No dia 30 o P. Gilles Laurent Héberlé foi primeiro atingido por uma bala, depois decapitado. Na parede da sala onde foi assassinado, na sua missão de Bafang, pode-se ver ainda hoje os traços do sangue da sua ferida mortal. O Pe. Gilles Laurent Hérberlé tinha nascido a 11 de Novembro de 1907, em Albé, na Alsácia. Fez a Profissão Religiosa como SCJ a 22 de Setembro de 1926. Foi ordenado sacerdote a 10 de Julho de 1932 em Lille. Morreu martirizado a 30 de Novembro de 1959 na Missão de Bafang nos Camarões onde era missionário há mais de 25 anos.

- O P. Valentin Sarron, de 39 anos, nascido a 23 de Julho, ainda conseguiu escapar, mas depois foi apanhado e decapitado também no dia 30 de Novembro. Juntamente com eles morreram um padre e um catequista naturais dos Camarões.













































Sem comentários: