sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Tudo passa tudo passará


6ª feira – XXXIV semana comum

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

 

A – Se tudo passa então nada nos deve preocupar. Por isso cantava Santa Teresa de Ávila: Nada te turbe.

 

Nada te turbe,

Nada te espante,

Tudo passa,

Deus não muda,

A paciência tudo alcança;

Quem a Deus tem

Nada lhe falta:

Só Deus basta.

 

B – Se tudo passa, então é preciso desvalorizar o presente, ou não dar tanta importância ao que temos ou somos.

Um discípulo foi ter com o seu professor de meditação, cheio de tristeza, quase a desistir, e disse:

- A minha prática de meditação é um fracasso! Ou me distraio completamente ou as pernas me doem muito, ou me entrego ao sono.

- Isso passará – disse o mestre, suavemente.

Uma semana depois, o mesmo estudante voltou à presença do mestre, mas agora eufórico:

- A minha prática de meditação tornou-se maravilhosa! Sinto-me tão vigilante e tão pacificado. É simplesmente extraordinário.

O mestre respondeu-lhe com a mesma tranquilidade:

- Isso também passará!

 

C - Também cantava Nelson Ned que nada fica, nada ficará:

Mas tudo passa, tudo passará

E nada fica, nada ficará

Só se encontra a felicidade

Quando se entrega o coração.

 

Entreguemos então o nosso coração a Deus para que o nosso amor seja eterno como Ele.

 

Ver também:

Nunca passará

Olhai a figueira

Aprender da figueira

Cada árvore é um livro

O tempo e a eternidade

 

Sem comentários: