segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Ser apóstolo é ser ponte


Festa de Santo André, Apóstolo

Nos evangelhos a sua missão é apresentada como ponte:

- Foi ponte que uniu seu irmão Simão (Pedro) a Jesus (Jo 1, 40-41)

- Foi ponte que levou o rapazinho dos pães a Cristo (Jo 6, 8-12)

- Foi ponte que ligou os gentios (gregos) e Jesus Cristo (Jo 12, 20-24)

 

Que todos os discípulos hoje também sejam pontes:

para levar os irmãos até Deus 

e trazer Deus até aos irmãos.

 

Outras lições de Santo André:

- O nome André não é hebraico, mas grego, daí ser ponte com os gregos e de espírito universal.

- Era Irmão mais velho de Simão, daí a responsabilidade de o levar ao Messias

- Viveu momentos de intimidade com João Batista e depois com Jesus. André e outro discípulo foram ver onde morava e ficaram com Jesus nesse dia.

- Foi o primeiro a ser chamado (protóclito) e o primeiro apóstolo a seguir Jesus até à cruz.

Ao aproximar-se da cruz para ser executado assim cantou:

Salve Santa Cruz,

tão desejada, tão amada.

Leva-me para longe dos homens

e entrega-me ao meu Mestre e Senhor,

para que eu de ti receba

quem por ti me salvou.

 

Ver também:

Santo André

A arte de pescar

Protóclito

O anzol de Jesus

 

Sem comentários: