quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Oração missionária


Ao terminar o mês missionário, fazendo eco da mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Missões 2020: Eis-me aqui, envia-me…, podemos fazer a nossa oração missionária a partir da nossa localização.

 

Primeiro há uma reflexão sobre a mensagem em que se refere que Jesus é o primeiro missionário, o primeiro apóstolo, o primeiro a ser enviado. Afinal, os missionários de hoje, pais, catequistas, animadores, pastores e enviados para terras distantes, não levam a Cristo para essas terras, é Cristo quem os leva; não levam a Palavra de Deus, afinal é a Palavra quem os leva. Eles não levam, são levados. É preciso deixar-se levar...

Finalmente: Eis-me aqui! Onde? Quem não sabe onde está, não saberá partir para direção nenhuma. É preciso estabelecer as coordenadas através da bússola. É preciso saber para onde vamos, qual a direção, quem nos espera ou quem encontraremos. Por isso é preciso colocar as figuras ilustrativas em cada um dos pontos cardeais, bem como as outras dimensões.

Convite à oração:

Nesta celebração missionária vamos rezar olhando em diferentes direções para nos sentirmos irmãos de todos os povos, unidos na evangelização e no cuidado da nossa casa comum que é esta terra.

Rezemos juntos dirigindo o nosso olhar para cada uma das direções apontadas pela bússola e cantando o refrão:

- Eis-me aqui, eis-me aqui, Senhor, eis que venho.

Eis-me aqui, eis-me aqui, faça-se em mim tua vontade.

Olhando para o LESTE (casal chinês)

- Do leste, a direção de onde o sol nasce, recebemos paz, luz, sabedoria e conhecimento.

- Nós Vos agradecemos esses dons e rezamos por todos os povos do Leste, do Médio Oriente, Rússia, Ásia e Oceania, e por todos os seus missionários.

- Refrão: Eis-me aqui...

Olhando para o SUL (casal africano)

- Do sul vem o calor, a educação, o começo e o fim da vida.

- Nós Vos agradecemos esses dons e rezamos por todos os povos do Sul, da África e por todos os seus missionários.

- Refrão: Eis-me aqui...

Olhando para o OESTE (casal índio americano)

- Do oeste vem a chuva, a água potável que mantém os seres vivos.

- Nós Vos agradecemos esses dons e rezamos por todos os povos americanos, índios ou nativos e por todos os seus missionários.

- Refrão: Eis-me aqui...

Olhando para o NORTE (casal esquimó)

- Do norte vem o vento frio e forte e a neve branca que nos dá força e resistência.

- Nós Vos agradecemos esses dons e rezamos por todos os povos da Europa, pelos refugiados e seus acolhedores e por todos os missionários europeus.

- Refrão: Eis-me aqui...

Olhando para CIMA (pomba Espírito Santo)

- Dos céus recebemos as trevas e a luz e o ar que respiramos.

- Nós Vos agradecemos todos esses dons e rezamos pelos jovens a quem chamais para uma vocação sacerdotal, missionário e religiosa, e para que o Espírito Santo seja a fonte da sua força e discernimento.

- Refrão: Eis-me aqui...

Olhando para BAIXO (ramo de flores)

- Da terra viemos e à terra voltaremos, porque somos barro nas mãos de Deus. É preciso florir aqui onde Deus nos plantou.

- Nós Vos agradecemos estes dons e rezamos por todos os missionários perseguidos, pelos que já partiram para a eternidade e por todos os profetas que zelam pela criação e trabalham pela paz do mundo.

- Refrão: Eis-me aqui...

Olhando para DENTRO DE NÓS (com os olhos fechados-coração aberto)

- No nosso interior sentimos o nosso coração a palpitar e uma voz que nos diz: Quem enviarei.

- Nós Vos agradecemos estes dons e pedimos que Nossa Senhora da Misericórdia continue a olhar por nós e por todos os nossos irmãos para sairmos de nós mesmos, e como Ela dizermos o nosso Sim a Deus, formando um só coração e uma só alma.

- Refrão: Eis-me aqui...

 

Oração conclusiva:

- Que possamos, Senhor nosso Deus, caminhar juntos pelos caminhos deste mundo de fraternidade com todos os nossos irmãos e de harmonia com toda a criação, à imagem do Vosso Filho Jesus Cristo, o primeiro missionário por Vós enviado. Que o Espírito divino nos ajude a renovar assim a face da terra.

T: Ámen!

 

Sem comentários: