sábado, 14 de março de 2020

Sede de Deus

Ano C – III domingo da quaresma

















A sede de Deus 
ou o Deus da sede

A sede que Deus tem de nós
ou a sede que nós temos de Deus

Nós somos a sede de Deus
Deus é a nossa sede


1. Quem chegou primeiro ao poço?
Foi Jesus.
Jesus chega primeiro ao poço porque é sempre ele a tomar a iniciativa.
Não somos nós a esperar por Deus, Deus é que espera por nós.
Quando aqui chegamos já ele estava à nossa espera.
Por maior que seja o nosso desejo, maior ainda é o desejo de Deus.

2. Que fez Jesus em primeiro lugar?
Sentou-se.
Não por estar cansado. Não por esperar sentado, que seria desesperar.
Sentou-se qual mestre na sua cátedra.
O verbo sentar-se tem uma semântica ampla que vai desde a indicação da forma de ensinamento, na relação mestre/discípulo à majestade de Deus, desde a descrição do gosto que Jesus tinha de sentar-se ao ar livre, à referência escatológica…
Ele sentou-se à beira do poço como mestre, não só da Samaritana, mas a pensar em cada um de nós, hoje.
Os que estão sentado a pedir representam os mendigos de Deus. Jesus sentado à beira do poço aparece a mendigar também.

3. Qual a primeira coisa que Jesus diz?
Jesus pede – dá-me de beber.
Jesus não diz – dá-me um pouco de água, ou dá-me daquela água ou traz-me água do poço.
A sua sede não se materializa na água, porque não é de água a sua sede. É uma sede maior.
Tenho sede, diz Jesus.
Esta expressão significa para Santo Agostinho – sede da vossa fé.
E para São Bernardo – sede da salvação dos homens.
Não é só o homem que é mendigo de Deus. Em Jesus, Deus também se apresenta como mendigo do homem.

4. Qual o pedido da Samaritana?
Dá-me dessa água.
Mudança de papéis: Jesus pede de beber, mas é ele que dá de beber.
Jesus pede-nos de beber para que nós não tenhamos medo de lhe pedir de beber.
A água que lhe pedimos é ele mesmo.
Ele é a água viva da nossa sede.

5. Todos temos sede
A pior coisa para um crente é estar saciado.
O crente é aquele que tem sede e fome de Deus, hoje e sempre.
Jesus disse, pelo menos em duas ocasiões, que tinha sede.
Assim está a lembrar-nos que todos temos sede e que nunca ficaremos saciados, a não ser na eternidade.
É a sede do infinito ou sede do absoluto.
As últimas palavras de Jesus na Escritura, Apocalipse 22, 17:
- Quem tem sede, aproxime-se! Aquele que deseja, receba gratuitamente a água da vida.
A minha sede é a minha bem-aventurança.

Ver também:



Sem comentários: