quarta-feira, 18 de março de 2020

O pecado do esquecimento


4ª feira – III semana da quaresma

Da 1ª leitura – Deut 4,1.5-9
Tende cuidado, prestai atenção para não esquecer tudo o que viram os vossos olhos, nem deixeis fugir do pensamento em nenhum dia da vossa vida. Ensinai-o aos vossos filhos e aos filhos dos vossos filhos.

A)
O pecado do esquecimento consiste em 7 ações ou omissões:       
- Descuidar-se – (Tende cuidado)
- Não estar atento – (prestai atenção)
- Não lembrar-se ou não guardar na memória – (não esquecer o que os olhos viram)
- Deixar de pensar – (deixar fugir do pensamento)
- Não viver – (em nenhum dia da vossa vida)
- Não transmitir – (ensinai-os aos vossos filhos)
- Não guardar para a eternidade – (e aos filhos dos vossos filhos)

B)
Não esquecer o que os olhos viram:
A sabedoria popular diz: Longe da vista, longe do coração.
Então, se está perto da vista, deve estar sempre perto do coração.
É por isso que não podemos esquecer o que vimos, isto é, o que vivemos ou experimentamos.

C)
Canção 
Tão perto de mim, 
tão perto de mim,
que até eu lhe posso tocar:
aqui está Jesus.

Não procuro a Cristo nas alturas,
nem o encontrarei na escuridão.
Sinto que Jesus está juntinho a mim
dentro do meu ser, no coração.

Vou contar-lhe toda a minha vida
como a um amigo falarei.
Eu não sei se é Ele que habita em mim
ou se sou eu que já habito n'Ele.

Olha que Jesus vai ao teu lado,
entre as alegrias e as dores.
A teu lado vai sempre a caminhar,
Ele nunca te abandonará.

D)
Ver também:



Sem comentários: