domingo, 15 de março de 2020

Extratos de um Diário


Ano A – III domingo da quaresma























Extratos do diário de uma samaritana convertida, da cidade de Sicar.

Fui buscar água à fonte de Jacob, como sempre, à hora menos frequentada, mais precisamente ao meio dia. Era mais fácil para mim suportar o calor implacável do que o olhar de desprezo das outras mulheres.
Ao aproximar-me vi a figura de um homem sentado à beira do poço. Achei estranho, mas nem sequer levantei os olhos, pois já bastava a má fama que eu tinha, dispensando assim a censura pública de falar com um desconhecido.
Foi ele que me dirigiu a palavra:
- Dá-me de beber.
A sua voz, mais clara do que a água daquela fonte, e mais profunda do que aquele poço, fez-me estremecer.
Ele pediu-me água, mas não era a água fresca e pura daquele poço para a sua boca seca, mas a água turva da minha vida dissipada, do meu cansaço, dos meus erros, da minha loucura e das minhas aventuras.
Era arrebatador aquele estrangeiro.
Ele seduziu-me, não como eu estava habituada a ser por tantos homens.
A minha alma ficou para sempre unida à sua alma.  
Nunca ninguém me tinha falado assim, nunca ninguém me tinha olhado assim. Todo o resto ficou para trás, só ele me cativou verdadeiramente.

Voltei a vê-lo dois anos depois desse primeiro encontro: foi no Gólgota, e estava cravado numa cruz. Segui-o até ali juntamente com outras mulheres.
Nessa Sexta-feira ele voltou a manifestar a sua sede, desta vez não só a mim, mas a toda a humanidade:
- Tenho sede – disse com a voz sufocada pelo sofrimento, mas sempre pura e profunda.
A minha experiência anterior fez-me compreender que ele, com essa expressão, queria dizer: entregai-me toda a água podre da vossa vida…
Dizendo do alto da cruz que tinha sede, voltou a pedir-me que o amasse e que me deixasse purificar outra vez.
Ele olhou para mim e senti-me de novo à beira do poço de Jacob, em Sicar, e mais uma vez deixei-me inundar da sua água viva.

Mais tarde compreendi donde lhe vinha essa água que me prometera em Sicar: Do seu coração trespassado saiu sangue e água…



Sem comentários: