segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Confissão


Pequena grande lição


Eu vi Jesus sentado
E a seu lado vinham
Rosas puras a ajoelhar.
Frei Lucas era Jesus
E as rosas puras
Crianças p'ra confessar.


Era tão grande a inocência
Tão grande quanto a lição.
Pois quem não tinha pecados
Ali estava p’ra fazer a confissão.

          Levantei-me comovido
          E fui confessar-me também
          Pois Deus fala p’los pequeninos
          Ontem, hoje e sempre. Ámen.


Nota explicativa: Lembrei-me disto no sábado passado ao confessar as crianças da catequese. E durante todo o fim-de-semana não me saiu da cabeça esta canção. Lembra-me os longínquos anos 70, quando em Coimbra, juntamente com alguns colegas seminaristas do Instituto Missionário, dava catequese na paróquia de Santo António dos Olivais. O Pároco era Frei Lucas, franciscano conventual. Num dia de confissões, nós seminaristas, inspirados por aquilo que vimos, regressando ao seminário compusemos esta canção que fez sucesso no nosso pequeno meio. Havia mais estrofes, mas perdi-as na memória. Lembro muito bem da música. Qualquer dia, transcrevo a partitura… se for capaz.



Sem comentários: