segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Pescar um milagre


2ª feira – XIX semana comum

Certo dia, quando um barco singrava as águas do mar de Tiberíades ou da Galileia, um homem rico, sem se aperceber, deixou cair uma moeda. Ela atingiu a borda do barco, rodopiou por alguns instantes, caindo em seguida nas águas esverdeadas. Não era uma peça de dinheiro qualquer, mas um estáter, a valiosa moeda grega que valia quatro dracmas, o equivalente a quatro dias de trabalho.
Entre as várias espécies de peixe que povoam o lago, há uma bastante curiosa: trata-se de um peixe que os sábios de hoje denominam Hemichromis sacra. Essa espécie tem o hábito de guardar os filhotes na boca; quando chegam a certo tamanho, ele os expele, colocando um seixo no lugar. Naquele dia, porém, quando um desses peixes, tendo expelido o último filhote, procurou um seixo para preencher o vazio da boca, viu aquele estáter descendo rumo ao fundo do lago, e logo o abocanhou.
Dias depois, quando aquele peixe nadava nas cercanias da cidade de Cafarnaum, alguma coisa na água atraiu a sua atenção. Parecia um petisco saboroso, e ao tentar comê-lo, foi fisgado por um anzol. Debateu-se, mas foi em vão. Mãos experientes o puxaram para fora do lago, e a cena que se seguiu foi deveras espantosa: de joelhos, com o estáter de prata rebrilhando na palma da mão, o pescador, tomado de alegria e reverência, glorificou a Deus, guardou a moeda e devolveu o peixe ainda vivo ao mar.

Nesta história tudo é natural…
1º - Uma moeda cai no lago Tiberíades, como muitas outras caíram antes e depois daquela que Pedro encontrou na boca do peixe.
2º - Um peixe da espécie Hemichromis sacra, que comumente coloca pedrinhas na boca para substituir os filhotes que expeliu, ao invés de pedra, abocanha aquela moeda. Também é verosímil que aconteça.
3º - Pedro, como tantos pescadores antes e depois dele, lança um anzol no lago, pescando um peixe. Muitas vezes ele havia pescado peixes dessa espécie em particular, em cujas bocas ele encontrara pedrinhas. Mas, nesse dia, lá estava a moeda predita por Jesus.
Deus não criou uma moeda especial, nem um peixe especial, nem alterou especialmente os hábitos de um peixe qualquer, nem alterou a arte de pescar de um homem experiente nessa arte.
 Ele "apenas" coordenou os acontecimentos para que Sua vontade se concretizasse através de um anzol.
Onde está o segredo?
A grande questão está no momento em que Pedro lançou o anzol, e o momento foi determinado por uma ordem: "Vai ao mar e atira o anzol".
O milagre acontece no instante em que um homem sensato, vivido, de muitas experiências e poucas ilusões, deixando de lado as dúvidas e a indecisão, resolve atender às palavras daquele jovem Galileu, que sabia muito de marcenaria, mas muito pouco sobre peixes.
Pedro aprendeu a saber, como nós também aprendemos, que aquele Galileu era muito mais do que aparentava. Se Ele ordenou, obedeço. Ele sabe o que diz, Ele sabe o que faz, Ele é o que é.
O milagre está em obedecer a Deus.
Não basta receber um dom, é preciso conquistar.
Milagre é dom e esforço.
É receber de mão beijada, em mão calejada.
(Inspirado em https://pensamento-cristao7.webnode.com)

Pescando mensagens
Jesus não deixou de pagar os impostos
- para dizer que quer fazer o que os seus discípulos fazem, para que estes façam aquilo que ele faz.
- para dizer que Deus tem as suas contas em dia em relação aos homens para que os homens não se esqueçam de ter também as suas contas em dia em relação a Deus.



1 comentário:

Unknown disse...

Excelente! Genial e inspirada por Deus a maneira interessante de contar a história.
Irei contar a história em meu grupo de reflexão na Bíblia.
Catharina Walzberg