sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Parábola do Carpinteiro


6ª feira – XVII semana comum

No Evangelho Jesus conta várias parábolas em que entram as mais diversas profissões. Assim temos pastor, pescador, negociante, agricultor, semeador, ceifeiro, vinhateiro, militar, guarda, juiz, administrador, contabilista, sacerdote, levita, viajante, estalajadeiro, construtor civil.
De carpinteiro não conheço nenhuma parábola de Jesus, e ele era conhecido como carpinteiro e filho do carpinteiro.
Porquê?
Acho que Jesus era ele mesmo uma parábola do carpinteiro em pessoa.
O ser chamado de carpinteiro foi a melhor metáfora desta profissão.
Ele não contou nenhuma parábola do carpinteiro porque ele foi o verdadeiro carpinteiro das parábolas.
Se Jesus não contou nenhuma parábola do carpinteiro, eu vou contá-la…

A parábola do carpinteiro 
ou o carpinteiro das parábolas
Dois irmãos moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho que passavam através de uma prancha. Um dia começou um pequeno mal-entendido entre os dois, que virou troca de palavras ríspidas e desembocou em dura discussão com mútuas acusações e violento virar de costas. A prancha foi por água abaixo e seguiram-se semanas de magoado silêncio e perturbada indiferença.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu bater à porta.
- Estou à procura de trabalho. Sou carpinteiro. Precisa de algum serviço que eu possa fazer?
- Sim, sim. Vem mesmo a calhar – respondeu o dono da casa – Vê aquela casa ali, do outro lado do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós brigámos, desentendemo-nos e não nos podemos ver. Com a madeira que tenho neste celeiro quero que construa uma cerca bem alta…
- Entendo a situação – respondeu o carpinteiro – Fique sossegado. Deixo o trabalho comigo.
E o dono da obra foi até à cidade.
Quando regressou, não acreditou no que viu. Em vez de uma cerca, foi construída uma ponte ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido.
- Está a gozar comigo?! Não lhe pagarei nada. Como foi atrevido a construir essa ponte depois de tudo o que lhe contei?
Ainda falava quando reparou que o seu irmão mais novo vinha a atravessar a ponte e lhe dizia:
- Realmente foste um irmão muito amigo construindo esta ponte mesmo depois da minha violência…
De repente, o mais velho correu na mesma direção e abraçaram-se no meio da ponte.
O carpinteiro pegou então na sua caixa de ferramentas para ir embora.
- Oh, por favor, espere. Vamos ter outros serviços para si…
E o carpinteiro respondeu:
- Eu bem gostava, mas tenho outras pontes para construir…

Hoje eu quero pedir a Jesus carpinteiro duas coisas:
1º quero que ele venha à minha casa, à minha vida refazer algumas pontes e derrubar alguns muros…
2ª quero que ele me empreste a sua caixa de ferramentas para eu também fazer uns serviços:
O martelo, não para fazer barulho, mas para ajudar a aprofundar em mim a Palavra de Deus.
Os pregos, não para picar alguém, mas para me unir melhor aos meus irmãos.
O serrote, não para mostrar os dentes destruidores, mas para cortar tudo o que está a mais para me libertar.
A lixa, não para ser áspero com alguém, mas para suavizar e aperfeiçoar a minha vida.
Ámen.


Sem comentários: