domingo, 5 de agosto de 2018

Os velhos da Igreja


Ano B – XVIII domingo comum

Da 2ª leitura:
“Pôr de parte o homem velho… 
e revestir-se do homem novo.” (Ef 4, 22-24)

A igreja está cheia de velhos, não por causa dos anos que já contam, mas por causa dos sintomas que apresentam.
Estamos a falar não dos cristãos com mais idade, mas daqueles que na sua vida cristã têm as características marcantes da velhice, ainda que sejam novos em idade.

- Velhos porque têm problemas nas pernas
Apesar de tenra idade não têm pernas ou forças suficientes para caminhar até à igreja. Ou então têm problemas de joelhos porque não conseguem ajoelhar e rezar com humildade e reverência diante de Deus.

- Velhos porque têm problemas na visão
Apesar de jovens não conseguem ver o valor das coisas de Deus. Só conseguem ver o mal… Veem o bem diminuído e o mal aumentado, mas só por causa dos seus olhos. De facto só têm olhos para o que lhes interessa.

- Velhos porque têm problemas de surdez
Por mais sermões que oiçam ou conselhos que recebem não ouvem nada, Ou pensam que tudo isso é para os outros. São surdos à Palavra de Deus.

- Velhos porque têm problemas de memória
Independentemente da sua idade esquecem depressa os seus compromissos. Não guardam nada… não querem compreender as razões de Deus.

- Velhos porque têm problemas de mudança
Acham que já sabem tudo, que não vale a pena aprender ou mudar. Quem deve mudar, ou converter-se é a igreja e não esses cristãos.

Muitos outros sintomas podíamos identificar nestes velhos da igreja….
Só é velho na igreja quem se identificar com alguma situação destas, independentemente da sua idade.

Na minha comunidade parece que quem padecem mais destes males não são os seniores (os de cabelos brancos), mas os jovens.
Quem soma poucos anos é que tem problemas das pernas para não vir à missa ou ajoelhar e rezar. São os novos que têm problemas de visão para não verem o valor das coisas de Deus. São os jovens que têm problemas de audição, pois não ouvem nem seguem o que a igreja ensina e não querem ser diferentes de quem não tem fé…

Deus não chamou os cristãos para serem “velhos”!
Na igreja ninguém deve ser “velho”.
Se alguém achar que está a ser um velho na igreja deve renovar-se quanto antes.



Sem comentários: