segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Compromisso batismal


Ano B - Festa do Batismo do Senhor

“A transmissão da fé somente pode ser feita em dialeto, no dialeto da família, no dialeto de pai e mãe, do avô e da avó. Depois virão os catequistas para desenvolver essa primeira transmissão, com ideias, com explicações, mas não se esqueçam disso: se faz em dialeto, e se falta o dialeto, se em casa não se fala entre os pais aquela linguagem do amor, a transmissão não é fácil, não poderá se feita.”
Foi o que disse o Papa Francisco na Missa este domingo (07/01/2018), festa do Batismo do Senhor, realizada na Capela Sistina, dirigindo-se aos pais das 34 crianças batizadas durante a celebração.
O Papa lembrou também que o Batismo de Jesus nos convida a recordar o nosso batismo. A este ponto, Francisco perguntou aos presentes reunidos na Praça São Pedro se sabiam a data do próprio batismo, convidando-os a tê-la na memória porque é uma data de festa, “é a data na qual o Pai nos deu o Espírito Santo que nos impele a caminhar, é a data do grande perdão”. E exortou cada um a não se esquecer, perguntando a si próprio: “qual a data do meu batismo?”

Diagnóstico

O mínimo dos mínimos para ser cristão

Rezar uma vez por dia
Participar na Eucaristia uma vez por semana
Ajudar alguém uma vez por mês
Confessar-se uma vez por ano
      Ou seja
Um pai-nosso por dia
Uma missa por semana
Uma obra de caridade por mês
Uma confissão geral por ano

Se não consegues fazer isto,
como podes dizer que és cristão?
Isto é o mínimo para ser cristão.
Para ser um bom cristão é preciso fazer o dobro de tudo isto.























Sem comentários: