segunda-feira, 22 de julho de 2013

Memorial Pe. Colombo (4)



Pe. Colombo autonomista

"Obrigado à Congregação que escolheu a Madeira para aqui começar e levou muitos dos nossos jovens a ter um futuro, ou na Vida Religiosa ou na vida leiga…
Ora, eu penso que inclusivamente aqui, o Pe. Colombo foi dos primeiros autonomistas. Chegou cá e foi a Lisboa… Lisboa encrencou. Ele disse: “Ah! Vocês não resolvem? Eu vou para a Madeira e com o povo madeirense vou resolver!...”
Não há dúvida que como madeirense e como português, não é sem uma grande ponta de orgulho que quando vemos aqui esta grande obra levantada, este Colégio no ar, nós agradecemos aos que para aqui vieram e que propiciaram esta grande obra…
Quando cheguei, e vi que o Sr. Pe. Colombo chegou aqui com 50 escudos no bolso, eu estava sentado e dizia comigo: “Mas quem é que me manda a mim ser parvo e andar preocupado com milhões do orçamento da Região Autónoma da Madeira? Se estes homens só com 50 escudos no bolso fizeram o que fizeram… eu não vou estar a discutir milhões?”
Recebam sobretudo a nossa gratidão, e recebam neste momento uma gratidão muito particular: a de eu ter compreendido que afinal 50 escudos podem vir a ser, nesta obra, daqui a 25 anos muito mais importantes do que o orçamento de milhões de uma Região.
Muito obrigado!"

Dr. Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira, na sessão solene das comemorações dos 25 anos da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, a 17 de outubro de 1991 no Colégio Missionário, Funchal.


Sem comentários: