quarta-feira, 3 de julho de 2013

Crer é ver sem olhar

Na festa do Apóstolo SÂO TOMÉ tenho a fazer uma correção.
Afinal, é preciso ou não ver para crer?
pergunto isto porque no trecho do evangelho de hoje Jesus começa por dizer a Tomé:
- Porque me viste,acreditastes
Então para crer é preciso ver.
Depois diz:
- Felizes os que acreditam sem terem visto.
Então para crer não é preciso ver.
Em que ficamos?
Tenho a impressão de que a diferença está na tradução, que devia ser assim:
- Felizes os que acreditam sem olharem, pois crer é ver sem olhar, é ver com outros olhos.
Para além desta correção, eu acho que quem fica mal a fotografia não é Tomé, mas os outros discípulos.
De facto, segundo as palavras de Jesus: felizes os que acreditam em virtude da palavra dos que viram... mas afinal quem viu não conseguiu convencer quem não viu, talvez por falta de convicção não de Tomé, mas dos outros apóstolos.
 
Peço a Deus através de São Tomé que me faça crer vendo com outros olhos e que consiga convencer os que me rodeiam a acreditarem comigo...

Sem comentários: