sexta-feira, 5 de abril de 2013

Não há 2 sem 3

 
6ª feira - Oitava da Páscoa
 
- 1º - Esta é a primeira sexta-feira deste mês.
Estamos habituados nesta quadra pascal a olhar para o Lado Aberto de Jesus. Isso não diz respeito apenas às experiências da Ressurreição. Sempre que alguém contempla a Jesus Ressuscitado está a contemplar o Coração de Jesus. E sempre que alguém contempla Cristo Ressuscitado está a contemplar o Coração de Jesus.
 
- 2º - Foi a 3ª vez que Jesus apareceu aos seus discípulos.
E desta vez até estava Tomé, o Dídimo. Mas nem mesmo assim os discípulos o reconheceram, pois levaram o seu tempo. Isto quer dizer que Jesus foi-lhes dando sinais com insistência... e não houve duas sem três. Isto faz-me lembrar uma anedota:
Havia um cantor que preparou uma canção nova para apresentar num espetáculo. Ao cantá-la, teve a sensação de completa frustração. Desafinado, com hesitações, mudanças de ritmo etc.... tinha sido um autêntico fiasco. Mas o público aplaudiu e pediu insistentemente que cantasse outra vez, pedindo bis, bis, bis.
O cantor, surpreendido, pois afinal parecia que a plateia tinha gostado, lá cantou segunda vez. E de facto saíu-lhe melhor desta vez, mas ainda se enganou numa ou noutra nota musical. E o público aplaudiu novamente e pediu outra vez bis, bis, bis. Que maravilha! Afinal o público parecia dizer-lhe que ele era um bom cantor e que a sua canção era boa.
E lá cantou pela terceira vez, cheio de orgulho e confiança. E a canção ainda saíu melhor... a afinação quase perfeita... No final perguntou a um dos que tinham pedido bis:
- Porque é que gostaram tanto da minha música?
- Nós não gostamos assim tanto. Quisemos apenas que tivesses a oportunidade de ensaiar 3 vezes para ver se eras capaz de aprender a cantá-la melhor.
Pois, não há 2 sem 3!
Esta foi a terceira vez que Jesus ressuscitado se manifestou aos seus discípulos.
Esa foi a terceira vez que Jesus lhes deu a oportunidade para eles o reconheceram... Ele está sempre presente, mas os seus discípulos tinham dificuldade em reconhecê-lo.
 
- 3º - Jesus aparece só a quem está a fazer alguma coisa.
Só quem está ocupado a fazer algo é que o reconhece. Ele está sempre presente, mas só quem está ativo, produtivo é que é capaz de o contemplar.
Assim aconteceu com Maria Madalena: Em casa Madalena não fazia nada. Apenas se sentava aos pés de Jesus para ouvi-lo. Sua irmã Marta até se queixou disso. Mas na manhã do primeiro dia da semana, no dia de Páscoa, Madalena levantou-se cedo e foi a correr para junto do sepulcro. Tenho a impressão que Marta deve ter notado essa agitação de Madalena, a sair, a correr... E Madalena viu Cristo Ressuscitado. Só o reconhece quem está em ação,em movimento, em atividade, a trabalhar...
Também os discípulos de Emaús não estavam sem fazer nada, mas estavam em viagem, talvez de negócios... E foi nessa ação, nessa atividade e a servir um jantar que reconheceram a Jesus ressuscitado.
Finalmente Pedro, João, Tomé e outros tantos estavam inativos, de braços cruzados em casa, e de Cristo nem sombra! Pedro disse que ia pescar e todos foram com ele. E foi nessa faina, quando estavam ocupados a trabalhar, a produzir que se aperceberam da presença de Jesus...
Ainda hoje é assim. Se estamos desocupados, se não temos vontade de fazer nada nem nos apercebemos da presença de Alguém.
Por vezes fazemos precisamente o contrário: paramos, ficamos passivos, inativos à espera de contemplar o nosso Deus... e nada acontece.
Estejamos então ativos, produtivos e envolvidos nalguma tarefa para que sejamos capazes de sentir, ver e saborear a presença de Cristo vivo e ressuscitado.
 

Sem comentários: