quinta-feira, 4 de abril de 2013

Fé e Agape


5ª Feira - Oitava da Páscoa
 
 
Da 1ª Leitura
O Paralítico que fora curado por Jesus, tinha ou não tinha fé?
Clara que não tinha. Só estava à espera de uma esmola.
Pedro e João é que tinham fé em Cristo Jesus e foi essa fé que fez ocorrer o milagre.
Então se à nossa volta não há milagres não deve ser por culpa dos outros, mas por nossa própria culpa. Nós é que não temos fé e por isso à nossa volta não vemos milagre algum.
Em todo o caso estou convencido de que milagres há sempre, nós é que não os vemos, não os simalisamos nem os notificamos, porque falta-nos olhos de fé.
 
Do Evangelho
Jesus manifestou-se ao grupo de discípulos, mas mesmo assim estes estavam resistentes para acreditar... Então Jesus convidou-os a sentar-se à mesa, numa agape fraterna, numa refeição amistosa e então abriu-se o seu entendimento e desvaneceram-se todas as dúvidas.
Ainda hoje é assim. Quando temos dúvidas, quando nos falta alento, quando precisamos de maiores esclarecimentos, é preciso sentar-se num encontro fraterno, numa refeição de amigos e então aderimos aos ideiais comuns, desvanecem-se as sombras e alentam-se as forças.
Às vezes fazemos precisamente o contrário. Quando não nos sentimos bem ou duvidamos, deixamos logo de ir ao Agape, ao encontro de irmãos, à mesa da eucaristia.
Que Jesus continue a abrir o nosso entendimento, sobretudo a abrir o nosso coração para que possamos ter uma fé cada vez mais fortalecida.

Sem comentários: