segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Que fazer no dia do Senhor


2ª feira – XXX semana comum

O sábado era para os judeus o Dia do Senhor.

Tudo o que se podia fazer era para louvar o Senhor do dia.

Então depressa chegaram à conclusão que só se podia louvar o Senhor. Em dia de sábado o que se fazia para Deus era bom. Tudo o mais que se podia fazer não era bom…

Jesus em dia de sábado uma mulher encurvada vem recordar que quem faz o bem a Deus deve fazer o bem aos irmãos e fazer bem aos irmãos é louvar a Deus.

Por isso é preciso fazer o bem no dia do Senhor e louvar o Senhor do dia através do bem que fazemos aos irmãos.

Quem ama a Deus faz o bem aos seus filhos,

Glorificar a Deus Pai é fazer o bem aos nossos irmãos.

O mais importante deve ser o que se faz e não o quando se faz.

 

À margem

No trecho do Evangelho de hoje Jesus chama a atenção aqueles que davam maior importância ao dia (Sábado) em que se fazia o bem do que ao bem que era feito.

Esta página evangélica permanece atual…

Há dias pediram-me que chamasse a atenção às pessoas que na mesa da comunhão evitavam comungar das mãos dos leigos (ministros extraordinários da comunhão) fugindo para a fileira onde o sacerdote distribuía a sagrada comunhão. Elas davam maior importância às mãos que lhes ofereciam Nosso Senhor do que ao próprio Senhor que comungavam.

Estava eu a preparar um raspanete quando me lembrei que nesse mesmo dia eu tinha mostrado o meu desagrado ao ver um casal, casado apenas pelo civil, a fazer as leituras na missa. Afinal também eu estava a dar maior importância à pessoa que me proclamava a Palavra do que à própria Palavra de Deus.

De facto, o farisaísmo continua hoje… em mim e à minha volta.

 

Ver também:

Andar curvado

 

Sem comentários: