quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Patrono JMJLisboa2023 (1)


Memória de Carlo Acutis

Carlo Acutis, Beato, que morreu aos 15 anos, é o mais jovem e o mais recente patrono da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023.

Nasceu em Londres a 3 de maio de 1991

Com poucos meses os pais voltaram para Milão

Em setembro de 2006 detetaram-lhe uma leucemia fulminante.

Morreu em Monza, a 12 de outubro de 2006

Foi beatificado a 10 de outubro de 2020.

 

Os pais eram católicos, mas não praticavam muito. Batizaram o filho bastante novo ainda em Londres, por insistência da avó.

Membro de uma família abastada e dedicado ao trabalho, Carlo foi logo confiado a amas para cuidarem dele. Uma delas, de origem polaco, instruiu Carlo na fé e ensinou-lhe os primeiros elementos de vida cristã.

Por vezes ia pela rua com a mãe e pedia para ir a uma igreja para saudar Jesus e para dar um beijinho a Nossa senhora. Foi crescendo e ponha muitas questões de fé à sua mãe que não sabia responder. Pediu ajuda a um padre que em vez de responder ao rapaz, pediu que a mãe estudasse o catecismo e ela própria ajudasse o seu filho.

Depois da primeira comunhão, aos 7 anos, passou a ir à missa quase todos os dias, sempre que podia e dedicar algum tempo à adoração eucarística. Rezava o terço e questionava-se porque é que muita gente não levava a sério as mensagens de Nossa Senhora que nos chegam através das suas aparições.

Era bem-disposto, sociável, próximo de todos, Não parecia nada piegas nem beato. Vestia calças de ganga, calçava ténis Nike, mochila nas costas, cabelo farto e despenteado. Era um adolescente normal.

Interessou-se pela informática. Fez um Site sobre os milagres eucarísticos à volta do mundo, onde também consta o de Santarém, em Portugal, que visitou. Queria que todos usassem a informática para criar elementos para a formação cristã.

Como os pais eram abastados, teve várias oportunidades para viajar, e escolhia sempre para visitar ugares religiosos – como Lurdes, Fátima etc.

Ao saber que em menos de um mês iria morrer disse: Estou contente por morrer, porque na minha vida não estraguei nem um instante em coisas que não agradassem a Deus.

Foi uma vida curta, mas cheia de experiências felizes e santas:

1º - Devoção eucarística – Dizia que a Eucaristia é a minha autoestrada para o céu. Quanto mais recebemos a Eucaristia, mais nos tornaremos parecidos com Jesus e já nesta terra anteciparemos o gosto do paraíso.

2º - Vida de oração – A oração era sempre o diálogo íntimo com Jesus, verdadeiro amigo – Gosto de falar com Jesus de tudo o que vivo e sinto.

3º - O amor aos pobres – Para um cristão um pobre é outro Cristo. Visitava os humildes porteiros e ficava a falar com eles e ajudava-os sobretudo com o seu apoio moral e espiritual.

4º - O gosto pela informática – Queria levar e testemunhar Cristo através da internet. É proposto para padroeiro da internet pois foi um ciberapóstolo ou missionário pela internet.

Foi um jovem diferente pois dizia: todos nascem como originais, mas muitos morrem fotocópias. Não deixem que isto aconteça.

Dizia que a santidade não é um processo de soma, mas de subtração, menos eu para deixar espaço a Deus.

Ser santo é ser original.

Oração:

Senhor nosso Deus,

Que na vida do Bem-aventurado Carlo Acutis

Mostrastes as insondáveis riquezas da Eucaristia

E fizestes dele um exemplo para os jovens

E testemunho de misericórdia aos pobres,

Concedei-nos, por sua intercessão,

Vive sempre unido a Vós

E reconhecer-vos nos nossos irmãos

Que encontramos no caminho,

Levantando-nos apressadamente ao encontro de cada um,

Por Cristo, nosso Senhor.

Ámen.

 

Sem comentários: